Editora Humanitas lança obra sobre o gênero bucólico em Vergílio

"Os limites do gênero bucólico em Vergílio, um estudo das éclogas dramáticas" tem autoria de Alexandre Pinheiro. Hasegawa

A Editora Humanitas lançou recentemente a obra Os limites do gênero bucólico em Vergílio, um estudo das éclogas dramáticas (Ed. Humanitas, 298 p., R$30,00) de Alexandre Pinheiro Hasegawa.

O livro se propõe a estudar as éclogas dramáticas das Bucólicas de Vergílio, analisando não só os versos do poeta de Mântua, confrontando-os por vezes com versos de outros gêneros e de outros poetas bucólicos, mas também as fontes antigas que tratam do poeta latino e da bucólica, gênero inaugurado com os Idílios de Teócrito, autor grego do período helenístico.

O viés deste estudo é, preferencialmente, o do gênero, um enfoque que, dentre outras vantagens, tem a de reconstruir o universo de expectativas do leitor contemporâneo à obra, fazendo-nos vislumbrar o poema em seu momento histórico, compreendendo como o texto ele mesmo se insere na tradição, dialeticamente jogando com as regras do código. Além disso, o livro apresenta uma leitura instigante sobre o aspecto metapoético, daquilo que o texto virgiliano parece falar de si mesmo, de seu gênero, de poesia.

O livro pode ser adquirido na livraria Humanitas-Discurso (Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo) e em livrarias parceiras da editora.

Mais informações: (11) 3091-3728/3796, email editorahumanitas@usp.br, site www.editorahumanitas.com.br 

Scroll to top