Centro de Estudos da Metrópole abre inscrições para bolsas de pós-doutorado

Selecionados deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários e disseminação dos resultados da pesquisa.

Até dia 15 de maio, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) recebe inscrições de interessados em bolsas de Pós-doutorado em Ciências Sociais. A oportunidade é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato possua doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação e bom desempenho em inglês falado e escrito

Os bolsistas deverão conduzir pesquisas teóricas ou empíricas no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Desenvolverão projetos específicos em um dos seguintes temas: entender os efeitos independentes das políticas públicas nas condições sociais e/ou na redução da desigualdade; entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis; mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender “quem faz o quê”?

Serão selecionados até três bolsistas, que receberão bolsa no valor de R$ 6.143,40 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa, cujo objetivo é cobrir despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 15 de maio pelo email centrodametropole@usp.br com o título “Bolsa – PD CEPID-CEM”. Os documentos necessários e demais informações sobre o processo seletivo podem ser consultados neste link.

O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp. Trata-se de uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, sediada na USP e no Cebrap, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas.

Mais informações: email centrodametropole@usp.br

Scroll to top