Docente da FFLCH lança nova edição do livro “História do PT”

A obra de Lincoln Secco tem como objetivo retratar a história do PT desde a sua criação até os dias atuais.

A Ateliê Editorial acaba de trazer ao mercado a quarta edição do livro “História do PT”, escrito pelo historiador Lincoln Secco, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A obra, que tem como objetivo retratar a história do partido desde sua fundação até os dias atuais, traz nessa nova edição a inclusão de algumas informações e análises inéditas, como uma narração sobre como aconteceu o esgotamento do modelo social-rentista que sustentava Lula quando a economia brasileira não pôde mais acomodar os muitos ricos e os pobres num mesmo projeto político. Outra novidade foi a inserção de um posfácio sobre as dificuldades do PT após as jornadas de junho de 2013.

Em sua quarta edição, o autor atribui o sucesso do livro ao fato dele retratar a história do partido sob o ponto de vista da base e não de seus dirigentes. “O livro mostra o PT através das formas que ele assumiu ao longo do tempo. Não faz uma análise do partido pela mudança de seu discurso. Não demoniza seus opositores sociais. Procura entender. Assim, dei preferência não ao que os dirigentes diziam apenas, mas à militância de base, ao surgimento e declínio dos núcleos, ao cotidiano dos encontros, às lutas populares, às campanhas eleitorais, comícios etc.”, conta Lincoln.

Segundo ele, a obra se propõe a ser uma história ensaística e voltada para os que trabalham com o PT – jornalistas, cientistas políticos, pesquisadores estrangeiros e militantes de esquerda – e, principalmente, os estudantes e jovens em geral.

Os interessados em adquirir o livro poderão fazê-lo diretamente pelo site da editora.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Ateliê Editorial

Mais informações: (11) 2296-3931, site www.atelie.com.br

Scroll to top