Instituto de Física promove décima edição do Encontro USP-Escola

As inscrições serão abertas no dia 27 de abril.

A Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física (IF) da USP promove entre os dias 13 e 17 de julho o décimo Encontro USP-Escola, projeto inovador no campo da formação e atualização de professores.

Um dos diferenciais da iniciativa é o envolvimento direto dos docentes da rede pública de ensino na organização das atividades, desde a escolha da temática das palestras, sugestão de cursos até a preparação das oficinas e aulas nos laboratórios. Tudo é discutido em reuniões mensais do GT USP Escola que antecedem aos encontros. São mais de 60 professores envolvidos na preparação das atividades.

Nessa edição do evento, além dos cursos que já faziam parte do projeto – microscopia instrumental; física ótica; tecnologia da informação e comunicação em ambientes educacionais; história da ciência; contextualização do ensino de química e espaços culturais em saúde nas escolas: aprendizagem ativa -, serão oferecidos cursos novos da área de humanidades, como artes visuais, museus e escolas; educação midiática e práticas educomunicativas; ensino da língua portuguesa; material didático em inglês: foco no ensino da escrita e utilização de recursos audiovisuais em sala de aula.

Ao longo dos anos, estima-se que os Encontros USP-Escola tenham impactado diretamente mais de 200 mil alunos das escolas nas quais os professores lecionam, considerando-se a carga horária média e o número de alunos que eles têm por turmas. Nas duas edições de 2014, foram mais de 1.200 inscritos, o que demonstra o grande interesse por cursos de formação e atualização que dialoguem diretamente com o trabalho desenvolvido em sala de aula.

O evento é gratuito e destinado a professores dos ensinos básico e fundamental. As inscrições serão abertas no dia 27 de abril, pelo site.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IF

Mais informações: (11) 3091-6681