Professor da FFLCH lança livro “Poesia como Pintura”

Livro traça um estudo sobre a poesia, a literatura, a prosa e a pintura, tendo como tema central o conceito de ekphrasis e a obra poética de Albano Martins.

O professor Álvaro Cardoso Gomes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP acaba de lançar o livro Poesia como Pintura – A Ekphrasis em Albano Martins (Ateliê Editorial).

O livro é resultado de uma vasta pesquisa sobre a obra de Albano Martins, o campo das relações entre a literatura e as Artes Plásticas, bem como de um estudo aprofundado da figura da ekphrasis.

A obra está dividida em duas principais partes: na primeira o autor faz uma análise do conceito da ekphrasis, destacando desde seu sentido mais amplo, como simples descrição poética de seres e objetos, até seu sentido mais restrito, como descrição de objetos das artes gráficas. Além de analisar o conceito, Álvaro Cardoso Gomes demonstra ainda a sua presença em autores como Bocage, Keats, Eça de Queirós, Alberto de Oliveira, Verlaine, Wallace Stevens, Murilo Mendes, José Saramago, Péricles Prade e Almeida Faria. Na segunda parte, o escritor se concentra no estudo de A Voz do Olhar, obra poética de Albano Martins, totalmente constituída de ekphrasis.

O livro é voltado ao público universitário.

Mais informações: site www.atelie.com.br/livro/poesia-como-pintura

Scroll to top