USP em Ribeirão Preto participa do Movimento Maio Amarelo

O objetivo da campanha é promover discussões sobre as responsabilidades do comportamento de cada cidadão no trânsito.

Do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto

No mês de maio, será realizada mais uma edição do Movimento Maio Amarelo e a USP em Ribeirão Preto será uma das instituições participantes.

O objetivo da campanha é promover discussões sobre as responsabilidades do comportamento de cada cidadão no trânsito e conscientizar a sociedade quanto ao alto índice de mortes, feridos e sequelados nas vias brasileiras e de todo mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), se nada for feito, é estimado que, até 2020, 1,9 milhão de pessoas morram em decorrência de acidentes de trânsito, e 2,4 milhões, até 2030. O Brasil aparece em quinto lugar no ranking dos países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

A criação do movimento se baseou na repercussão de outras ações de conscientização, como o “Outubro Rosa” (sobre o câncer de mama) e o “Novembro Azul” (contra o câncer de próstata).  A campanha é voltada a toda população, órgãos públicos e privados, que são estimulados a participar, usando um laço amarelo, símbolo cuja cor representa a necessidade de atenção pela vida.

Na USP em Ribeirão Preto, em 2014, o motorista da Prefeitura do Campus (PUSP-RP), Thiago Pereira, foi além da divulgação e participou de forma ativa, confeccionando laços amarelos e distribuindo para a comunidade. Para este ano, 2015, o motorista elaborou cartazes que serão afixados em todas as unidades do campus de Ribeirão Preto, e mais uma vez, confeccionou os botons personalizados com o tema do movimento.

Mais informações: (16) 98136-9980, site http://maioamarelo.com/

Scroll to top