Supera Parque em Ribeirão Preto recebe jovens da Fundação Casa

A visita permitirá, aos jovens, acesso aos robôs montados com as peças de LEGO, bem como a toda a interface utilizada na programação dos robôs.

Sete jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa Cândido Portinari, da cidade de Ribeirão Preto, visitarão, no dia 13 de maio, o laboratório de robótica do Supera Parque de Inovação, no campus da USP local.

O espaço é mantido pelo Supera Parque de Inovação em parceria com a empresa ZOOM Education for Life, responsável no Brasil pelo programa LEGO Education, realizado internacionalmente pela empresa dinamarquesa de brinquedos de montar.

Durante a visita, os jovens terão acesso aos robôs montados com as peças de LEGO, bem como a toda a interface utilizada na programação dos robôs.

De acordo com a encarregada de área técnica do Casa Cândido Portinari, Amanda Pavan, a ideia para a visita veio do pedido de um dos adolescentes. “O Marcos (nome fictício), é um adolescente que tem muito interesse em matemática e queria muito cursar robótica após concluir o ensino médio. A partir disso, nossa equipe psicossocial pesquisou e encontrou essa oportunidade”, disse.

A coordenadora pedagógica do centro, Dielen Anaisa Souza Alvarenga, acrescenta que será uma grande oportunidade para os jovens. “Muitos nunca tiveram contato com esse brinquedo e muito menos com a realidade dos robôs. Será um momento de ampliar os horizontes”, concluiu.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e a Fipase, com o apoio da Finep, do MCT e da Fapesp. Tem o propósito de criar um ambiente de convivência e sinergia entre Universidade, o poder público e empresas que realizem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio da instalação, nessa área, tanto de unidades de P&D empresariais, quanto a operação da produção voltada a produtos e processos inovadores.

O empreendimento tem como objetivo geral impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, atraindo empresas que realizem pesquisa e desenvolvimento (P&D) e invistam em produtos e processos inovadores, voltadas prioritariamente para as áreas do Complexo Industrial da Saúde – CIS, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Bioenergia, sem prejuízo de outras áreas, e que valorizem o desenvolvimento sustentável e a agregação de valor à produção.

Com informações das Assessorias da Fundação Casa e da Supera

Mais informações: (16) 3315-3522, email imprensa.rp@usp.br

Scroll to top