Programa Nascente tem inscrições abertas até sexta-feira (29)

Inscrições para o 23º Programa Nascente vão até esta sexta-feira, dia 29.

Até esta sexta-feira, dia 29, alunos de graduação e de pós-graduação da USP – incluindo a Escola de Arte Dramática (EAD) – podem se inscrever para a 23ª edição do Programa Nascente, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). O concurso conta com sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

Foto: Rodrigo Monteiro / Divulgação

Criado em 1990, o Programa Nascente tem como objetivo revelar novos talentos artísticos e destacar a importância da cultura na formação dos alunos. Para isso, foi criado um concurso em que os alunos da USP podem mostrar seu trabalho, independente da área que cursem. “É um espaço para a gente ressaltar o quanto a Universidade pulsa cultura e o quanto esse programa contribui, tirando do anonimato centenas de jovens”, destaca Rodrigo Monteiro, organizador do programa.

Desde o ano passado, o Programa Nascente conta com a parceria da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professores dessas duas instituições também integram as comissões julgadoras que vão avaliar os trabalhos e escolher os vencedores. “Nossa ideia é que, no futuro, o Nascente seja um concurso artístico das três universidades estaduais paulistas”, projeta a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Além disso, estudantes de pós-graduação da USP nas áreas das Artes e da Crítica também poderão acompanhar como ouvintes o processo de avaliação dos trabalhos. As inscrições podem ser feitas neste endereço.

Crescimento

O concurso tem crescido a cada ano em números de trabalhos inscritos. Enquanto em 2010 foram 136 inscrições, no ano passado o programa atingiu a marca de 644 inscritos. Monteiro destaca ainda a diversificação crescente dos participantes do Nascente. “Não necessariamente um aluno que faz Audiovisual ou Artes Plásticas vai ser o vencedor nessas áreas. Nós temos boas surpresas de alunos que são de outros cursos e ganham na área de Artes e Design, por exemplo.”

Abrindo espaço para os talentos promissores se apresentarem, a organização pretende revelar novos nomes para o cenário artístico e musical de São Paulo. “A ideia é extravasar os muros da Universidade e fazer com que o que seja produzido aqui culturalmente não fique só aqui”, afirma Monteiro. Já para a pró-reitora, essa é uma importante medida de extensão universitária. “Aqueles que se apresentam e que são premiados publicamente estão trabalhando essa dimensão da Universidade saindo para a sociedade, que é a extensão”, diz Maria Arminda.

Foto: Rodrigo Monteiro / Divulgação

Entre os exemplos de ex-participantes do Programa Nascente está a Banda Filarmônica de Pasárgada, vencedora da 16ª edição, que lançou em 2014 o disco Rádio Lixão, com a participação de Tom Zé e Guilherme Amarante. Neste ano, a Editora Cosac&Naify publicou o livro Desgarrados, de Eda Nagayama, vencedor na categoria Texto da edição de 2011.

Outra iniciativa tomada pela organização do programa é a de diversificar os locais de apresentação dos candidatos, não se concentrando apenas em unidades da USP. Através de uma parceria com os organismos culturais da Prefeitura de São Paulo, pretende-se levar a exibição para galerias, teatros e auditórios públicos. Na edição do ano passado, a mostra de teatro ocorreu no Teatro Alfredo Mesquita, no bairro de Santana.

Inscrição

Na primeira etapa de inscrição no Programa Nascente, o aluno submete o arquivo de seu trabalho através do site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, seja em áudio, ilustração ou texto. A partir desse envio, cada arquivo é remetido para sete comissões julgadoras, que vão analisar cada trabalho e selecionar uma lista de finalistas.

Foto: Rodrigo Monteiro / Divulgação

Os finalistas se apresentarão em palcos e galerias de artes na “Mostra e Visualidade Nascente”, que ocorre tanto em unidades da Universidade – como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) e a Casa de Dona Yayá – como em outros locais da cidade. “A ‘Mostra e Visualidade Nascente’ é o momento em que esses alunos pré-selecionados pelo júri vão se apresentar e vão concorrer ao Prêmio Nascente em cada uma das sete áreas”, diz Monteiro.

Em setembro, na Semana de Arte e Cultura, ocorre a premiação e a entrega dos prêmios aos vencedores das sete categorias artísticas. Os participantes concorrem a um prêmio de R$ 4 mil reais e ainda podem participar do Circuito Nascente, uma sequência de apresentações dos vencedores e das menções honrosas em shows, concertos, saraus e exposições em outros campi da USP, como Ribeirão Preto e São Carlos. Para conferir o regulamento, obter mais informações e fazer a inscrição no Nascente, acesse o site.

André Meirelles / Jornal da USP