Professor Thiago Mattar Cunha é premiado pela rede Biotech-Space

Professor da FMRP recebeu o prêmio Pesquisador Pleno 2014, indicado pela comunidade brasileira de biotecnologia e biociências.

O professor Thiago Mattar Cunha, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, acaba de ganhar o prêmio Pesquisador Pleno 2014, da Biotech-Space. A entrega oficial foi dia 25 de maio, em Ribeirão Preto.

Segundo os organizadores da premiação, o professor Cunha foi reconhecido por seus méritos pela comunidade brasileira de biotecnologia e biociências. O prêmio Pesquisador do Ano foi instituído pela rede de pesquisadores Biotech-Space para promover o reconhecimento de pesquisadores e alunos que tenham contribuído de forma relevante à pesquisa na área. As indicações para o prêmio são feitas pela própria comunidade de pesquisadores de diversas instituições brasileiras pertencentes à Rede Biotech-Space; e a seleção é feita por um comitê composto por pesquisadores de diversas instituições do país.

Thiago Mattar Cunha possui graduação, mestrado e doutorado em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, e pós-doutorado em Farmacologia pela FMRP, onde atualmente é professor doutor. É um dos pesquisadores do Center for Research in Inflammatory Diseases (CRID), grupo multidisciplinar de pesquisadores, criado em agosto de 2013, um dos onze Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), sediados na USP e financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Leia mais sobre o CRID em: Centro de pesquisa desvenda mecanismos das doenças inflamatórias

Cunha atua como editor acadêmico dos periódicos internacionais Plos One e Frontiers in Pharmacology. Suas pesquisas têm ênfase em Farmacologia da Inflamação e da Dor. Em 2014, foi autor de um trabalho pioneiro que trata sobre o desenvolvimento de uma nova molécula com atividade analgésica, capaz de bloquear os receptores do fator do complemento. Esta descoberta poderá vir a ser o protótipo de uma nova classe de analgésicos. Publicou mais de 90 artigos científicos, cinco capítulos de livros, 127 resumos em anais de congresso, tem o registro de uma patente e já orientou, entre outros, nove alunos de doutorado e 12, de mestrado.

Mais informações: (16) 3315-0199