Equipe de estudantes da USP é vice-campeã no concurso “Fly Your Ideas 2015”

Concurso estimula estudantes a encontrar soluções para problemas da aviação mundial.

A equipe Retrolley, formada por estudantes da graduação em design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, ficou em segundo lugar na quarta edição do concurso estudantil global Fly Your Ideas, realizado pela Airbus em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A competição é bienal e visa incentivar a próxima geração de inovadores a revelar soluções para o futuro da aviação mundial.

Após coletar informações de diversos representantes da indústria de aviação, o time brasileiro teve uma ideia bem prática e simples de ser implementada: um sistema de redução de lixo durante o voo que otimiza o tempo gasto para coletá-lo e separá-lo após o pouso, o que torna a operação das companhias aéreas mais dinâmicas, principalmente das que operam voos de curta duração.

Já os integrantes do time Multifun da Universidade de Delft, Países Baixos, foram os vencedores e, além de receber o cobiçado troféu, a equipe vencedora, formada pelos estudantes Sathiskumar Anusuya Ponnusami (líder da equipe), Shashank Agrawal, Dhamotharan Veerasamy, Mohit Gupta e Ajith Moses, recebeu o primeiro prêmio de € 30.000.

A rodada final do concurso foi realizada no início desta semana em Hamburgo, Alemanha, onde as cinco primeiras equipes apresentaram seus projetos a um júri da Airbus composto por especialistas do setor e liderado por Charles Champion, Vice-Presidente Executivo de Engenharia da Airbus.

O projeto da equipe Multifun está relacionada às vibrações produzidas durante o voo. A ideia é revestir as asas da aeronave com um tecido especial que capta energia das vibrações naturais ou da flexão das asas. Fibras piezoelétricas absorvem cargas elétricas até dos menores movimentos durante o voo, armazenando a energia gerada em painéis de bateria integrados na fuselagem e utilizando-a para abastecer sistemas de voo auxiliares, como iluminação e entretenimento. Isso reduz o consumo de energia da aeronave durante o voo e poderia, até mesmo, substituir toda a fonte de energia das operações em solo.

A competição Fly Your Ideas é um desafio global bienal realizado pela Airbus para estudantes do mundo todo, com patrocínio da Unesco. A iniciativa oferece aos estudantes uma oportunidade de trabalhar em parceria com uma equipe de profissionais do setor aéreo, em problemas do mundo real e aplicar a criatividade em um ambiente que estimula o aprendizado.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Airbus

Mais informações: site www.airbus.com

Scroll to top