Olimpíada Regional de Química em Ribeirão Preto recebe inscrições

O tema dessa edição será "Nascer, Viver e Morrer: os Ciclos da Vida e os Caminhos da Luz".

Estão abertas, até 27 de junho, as inscrições para a 13ª Olimpíada Regional de Química que, neste ano, traz o tema “Nascer, Viver e Morrer: os Ciclos da Vida e os Caminhos da Luz”. O evento é organizado pelo Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e é considerado um dos destaques de toda a USP quanto ao alcance e relevância social pelas atividades de cultura e extensão que realiza.

Para esta 13º edição, a Olimpíada será realizada em duas fases. Na primeira, professores do ensino médio escolhem e inscrevem 40 alunos de suas escolas. Eles visitarão o Departamento de Química da USP, assistirão palestra sobre o tema da Olimpíada e participarão de experimentos práticos. Na próxima etapa, os professores selecionam seis alunos (dois de cada série do ensino médio), que comporão a equipe que representará a escola na Olimpíada. Assim começa a segunda fase que inclui, segundo os organizadores, “resolução de situações problemas por meio da experimentação e de exercícios teóricos”.

Os alunos que participaram da primeira fase, mas não vieram para a prova da segunda fase, também poderão continuar participando da competição em outras modalidades: escrevendo uma redação sobre o tema de 2015 ou confeccionando e enviando um vídeo de no máximo 10 minutos com a realização de um experimento de química. Todos recebem prêmios. A melhor redação e o melhor vídeo e os três primeiros colocados na Olimpíada. Esses últimos recebem troféus e medalhas. Já as duas escolas, primeiras colocadas, tanto a pública quanto a privada, são premiadas com estágios de 20 horas em laboratórios de pesquisa do departamento de Química, para os seis alunos vencedores. A prova da segunda fase costuma ocorrer entre outubro e novembro e o estágio, no mês de março do ano seguinte.

Para agendar as visitas e dar início às atividades das Olimpíadas, os interessados devem ligar para os telefones (16) 3315-4387 / 3856 / 0400 / 4466 ou enviar mensagem para o email ceiqdq@ffclrp.usp.br.

Mais informações: site http://ceiq4.webnode.com/