FEA participa de programa de doutorado interinstitucional na Bahia

O primeiro curso de doutorado interinstitucional (Dinter) em Controladoria e Contabilidade é fruto de parceria entre a USP e a UEFS.

Assessoria de imprensa da FEA

Uma “ponte aérea” entre São Paulo e Feira de Santana, na Bahia, foi montada e a razão não poderia ser mais gratificante: o primeiro curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Controladoria e Contabilidade já é realidade e, com ele, a Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA) da USP leva sua marca de qualidade para a região Nordeste.

Custeado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso é resultado da parceria estratégica entre a USP, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que é a receptora, e as instituições associadas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O grupo é formado por 10 professores dessas instituições, que serão qualificados com o mesmo padrão de qualidade da USP. Além de atuar na sociedade, os novos doutores serão responsáveis pela multiplicação desse padrão, pela formação de massa crítica e de novos grupos de pesquisa”, explica a professora Silvia Pereira de Castro Casa Nova, vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação do Departamento de Contabilidade da FEA (PPGCC).

Na área de Contabilidade, os programas de mestrado e doutorado são restritos e concentrados em grandes centros e em universidades públicas. “São poucos mestres e um número menor ainda de doutores para atender os cerca de dois mil cursos de graduação. Existem apenas três cursos de doutorado no país e o da FEA foi o único até bem pouco tempo. A demanda é enorme. Em 2010, a FEA se empenhou em montar um programa com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas as vagas não foram preenchidas”, afirma professora Silvia.

Um programa na modalidade Dinter exige um esforço extra. Além das atividades normais na FEA, os professores precisam se deslocar para dar aulas. No primeiro semestre, os professores Gerlando Franco de Lima e Gilberto de Andrade Martins se revezarão na “ponte aérea”. No segundo, os professores Bruno Meirelles Salotti e Nelson Carvalho assumem a tarefa.

Em fevereiro, o Departamento reuniu os ingressantes no PPGCC de 2012 para uma Semana de Integração. Os 10 integrantes do Dinter, os 19 mestrandos e 19 doutorandos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da faculdade e as linhas de pesquisa dos docentes e disciplinas oferecidas.

Para o professor Luís Eduardo Afonso, coordenador da Pós-Graduação e responsável pelo encontro, a presença dos alunos de outras instituições nessa semana de apresentação é de extrema importância. “O programa se faz muito pelo ambiente e um contato mais próximo entre os doutorandos e a Faculdade e a própria USP é, portanto, imprescindível”, afirma.

A avaliação trienal 2010 da Capes conferiu a nota 6 para o programa de Controladoria e Contabilidade da FEA, a mais alta do país. Com o Dinter, o Departamento consolida sua inserção social e amplia a rede de cooperação. “Estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de docentes e da pesquisa”, diz o professor Luís Eduardo.

Mais informações: site www.fea.usp.br