Documentário conta história do ‘Patinho Feio’, primeiro computador brasileiro

Apoiado pela diretoria da Poli, vídeo conta como jovens engenheiros mudaram a indústria digital brasileira na década de 1970.

A Escola Politécnica (Poli) da USP lançou um documentário sobre a história do Patinho Feio, o primeiro computador brasileiro, que foi criado em 1972 na Poli, por professores e alunos de pós-graduação, no Laboratório de Sistemas Digitais do então Departamento de Engenharia Elétrica.

No vídeo, profissionais que trabalharam no projeto contam a sua experiência, e o que foi a inovação promovida pelo Patinho Feio para a época. Segundo o professor da Poli Lucas Antonio Moscato, a indústria digital brasileira – computadores, hardware, softwares, periféricos, aplicações – e setores afins foram desenvolvidos a partir daí.

Ex-reitor da USP e líder no projeto, o professor Antonio Hélio Guerra Vieira, afirma que o Patinho Feio foi um passo importante para treinamento de professores na opção digital. O professor Wilson Vicente Ruggiero explica que o Patinho feio foi um marco fundamental que teve uma das suas principais repercussões a formação de recursos humanos. “Não só os recursos humanos com experiência em computação e engenharia de computação que hoje ainda existem aqui na Escola Politécnica, mas principalmente os recursos humanos que foram colocados no mercado e que hoje participam das mais inovadoras ações no mercado de tecnologia da informação e comunicação”.

Ao final do vídeo, os professores e pesquisadores envolvidos no projeto, bem como o diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira, convidam jovens estudantes a integrar a comunidade politécnica e fazer parte da inovação tecnológica que a Escola teve e tem a possibilidade de construir. Assista a seguir o documentário:

O vídeo também está disponível no link.

Do Serviço de Comunicação Social da Poli