Docentes da EESC lançam livro sobre segurança nas estruturas

Esta é a segunda edição do livro "Segurança nas Estruturas", voltado em especial para alunos de graduação em engenharia civil.

Os docentes do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) José Jairo de Sáles, Jorge Munaiar Neto e Maximiliano Malite, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, lançaram a segunda edição do livro Segurança nas Estruturas (Elsevier, 136 p., R$ 49,90), voltado em especial para alunos de graduação em engenharia civil.

O objetivo da obra é suprir o déficit bibliográfico sobre o tema, com informações sobre os diversos métodos já adotados e, principalmente, sobre a justificativa para a evolução e as constantes modificações nos procedimentos.

O livro apresenta, discute e demonstra, por meio de exemplos, as teorias de segurança nas estruturas, visando analisar a capacidade que tais dispositivos possuem de suportar as forças as quais estarão submetidas durante sua vida útil. A obra expõe as teorias desenvolvidas ao longo do tempo e as suas interpretações, erros e falhas, além de seus pontos positivos, procurando direcionar o assunto para soluções mais reais e exatas.

Sáles ressalta que a publicação representa “a satisfação de um dever cumprido. Dever este perante os colegas professores e os alunos em geral, pois este livro é mais uma tentativa de documentar um assunto que possui poucas publicações para os estudantes de engenharia, procurando assim tornar mais fácil o aprendizado de engenharia”, ressaltou.

Tal sentimento é compartilhado por Munaiar que também exprime: “Satisfação de poder levar nossos conhecimentos, adquiridos ao longo de anos de docência, não apenas para os alunos da EESC e do Instituto de Arquitetura de São Carlos (IAU) da USP, mas também para demais estudantes de outras instituições de pesquisa”, declarou.

Para o professor Munaiar, a obra em questão, em sua primeira edição, teve um apoio fundamental da Editora da USP (Edusp) e do Serviço de Apoio às Publicações da EESC, na publicação e divulgação do material. Ele também entende que a importância da segunda edição pela Elsevier reside no fato de ser uma editora bastante conhecida, o que “permitirá que nosso livro e simultaneamente o nome da Escola de Engenharia de São Carlos sejam fortemente divulgados”.

Os autores explicam que na primeira edição o tema havia sido abordado na forma de apostila, inspirado nas notas de aulas para os alunos do engenheiro Ivan Lippi Rodrigues e do professor Décio Leal de Zagottis. Após alguns anos, surgiu a ideia, agora apoiada pela nova editora, de transformá-la em uma publicação mais consistente e que alcance um número maior de interessados, tornando-se uma literatura mais ampla.

Basicamente foram realizadas revisões e adaptações no texto, buscando adequá-lo ao estilo buscado no novo livro. Sendo assim, não ocorreram mudanças significativas no conteúdo de modo a caracterizá-lo como diferente daquele originalmente publicado pela Edusp. “A nova publicação é relevante por conferir maior visibilidade e abrangência em sua disponibilização ao público”, destacou Malite.

Os interessados podem adquirir exemplares da obra diretamente no site da editora.

Os autores

José Jairo de Sáles é engenheiro civil, com mestrado e doutorado na área de estruturas pela USP. Foi projetista e engenheiro da COBRAPI, escritórios de Volta Redonda e São Paulo, posteriormente professor no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Ilha Solteira – e atualmente professor aposentado da EESC, tendo lecionado disciplinas relacionadas a estruturas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Jorge Munaiar Neto é engenheiro civil, com mestrado e doutorado em estruturas pela EESC, onde é professor associado no SET. Leciona disciplinas relacionadas à isostática, resistência dos materiais e sistemas estruturais. Também é pesquisador e autor de várias publicações, principalmente no campo da segurança contra incêndio.

Maximiliano Malite é engenheiro civil, com mestrado e doutorado em estruturas pela EESC, onde é professor associado e ocupa atualmente o cargo de chefe do Departamento de Engenharia de Estruturas. Leciona disciplinas relacionadas às estruturas de aço e à análise experimental de estruturas. É autor de várias publicações, abordando principalmente o campo das estruturas metálicas e das estruturas mistas de aço e concreto.

Keite Marques / Assessoria de Comunicação da EESC