Grupo liderado por astrônomo do IAG descobre gêmeo de Júpiter em torno de gêmea do Sol

Uma equipe internacional liderada pelo astrônomo Jorge Melendez, professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, descobriu um planeta com massa muito semelhante à de Júpiter.

Uma equipe internacional liderada pelo astrônomo Jorge Melendez, professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, descobriu um planeta com massa muito semelhante à de Júpiter, em órbita de uma estrela do tipo do Sol (HIP 11915), à mesma distância da estrela que Júpiter do Sol. Essa descoberta ganha relevância porque teorias apontam que a formação de Júpiter desempenhou papel fundamental na configuração de nosso Sistema Solar.

A equipe de astrônomos utilizou o telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO) para identificar o planeta. De acordo com as teorias atuais, a formação de planetas com a massa de Júpiter desempenha um papel importante na arquitetura de sistemas planetários. A existência de um planeta com a mesma massa e numa órbita semelhante à de Júpiter em torno de uma estrela do tipo do Sol abre a possibilidade de que o sistema planetário em torno desta estrela seja semelhante ao nosso próprio Sistema Solar. HIP 11915 tem aproximadamente a mesma idade que o Sol e, adicionalmente, a sua composição semelhante à do Sol sugere que possam existir também planetas rochosos em órbitas mais próximas da estrela.

Até agora, os rastreios de exoplanetas têm sido mais sensíveis a sistemas planetários que são povoados nas suas regiões mais internas por planetas massivos, com massas de, no mínimo, algumas vezes a massa da Terra. Este aspecto contrasta com o Sistema Solar, onde existem pequenos planetas rochosos nas regiões interiores e gigantes gasosos como Júpiter mais para o exterior.

Conforme teorias mais recentes, a arquitetura do Sistema Solar, tão propícia ao desenvolvimento de vida, foi possível graças à presença de Júpiter e da sua influência gravitacional exercida no Sistema Solar durante a fase da sua formação. Este fato leva especialistas a crer que foi encontrado um planeta gêmeo de Júpiter, um marco importante na busca de um sistema planetário que seja semelhante ao nosso.

Foto: Divulgação / ESO
Foto: Divulgação / ESO

Embora já se tenham descoberto muitos planetas semelhantes a Júpiter a uma variedade de distâncias de estrelas do tipo solar, o planeta recentemente descoberto, tanto em termos de massa como de distância à sua estrela hospedeira, e em termos de semelhança entre esta estrela e o nosso Sol, é o análogo mais preciso encontrado até agora do Sol e de Júpiter.

A hospedeira do planeta, a gêmea solar HIP 11915, não é apenas semelhante ao Sol em termos de massa, mas tem aproximadamente a mesma idade. Fortalecendo ainda mais as similaridades, a composição desta estrela também é semelhante à do Sol. A assinatura química do nosso Sol pode estar parcialmente marcada pela presença de planetas rochosos no Sistema Solar, o que aponta por isso para a possibilidade de existência de planetas rochosos em torno de HIP 11915.

De acordo com Melendez, co-autor do artigo científico que descreve estes resultados, “a procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0 completo, é um dos esforços mais excitantes da astronomia. Estamos muito entusiasmados por fazer parte desta investigação de vanguarda, tornada possível pelas infraestruturas observacionais disponibilizadas pelo ESO.”

Megan Bedell, da Universidade de Chicago e autora principal do artigo científico, conclui: “Após duas décadas de busca de exoplanetas, estamos finalmente vendo planetas gigantes gasosos de período longo semelhantes aos do nosso próprio Sistema Solar, graças à estabilidade de longo termo de instrumentos “caçadores de planetas” como o HARPS, um dos instrumentos mais precisos a detectar exoplanetas, montado no Observatório de La Silla, no Chile. Esta descoberta é, em todos os aspectos, um sinal muito estimulante de que existem outros sistemas solares à espera de serem descobertos.”

São necessárias observações de acompanhamento para confirmar e delimitar o achado, mas HIP 11915 é, até agora, uma das mais promissoras candidatas a abrigar um sistema planetário semelhante ao nosso.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IAG e da Assessoria do Observatório Europeu do Sul

Mais informações: site www.eso.org, email jorge.melendez@iag.usp.br, com Jorge Melendez

Scroll to top