Morre o professor Almério de Castro Gomes, da FSP

Almério Castro Gomes era professor titular da FSP desde 1992 e atuava em pesquisas na área da epidemiologia, mais especificamente sobre a ecologia dos agentes das leishmanioses e sobre o mosquito da dengue.

Morreu neste sábado (14) o professor Almério de Castro Gomes, aos 70 anos, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em decorrência de um câncer no pulmão. O velório aconteceu no sábado pela manhã, na FSP, e o corpo foi cremado no Crematório da Vila Alpina (Zona Leste de São Paulo), no período da tarde.

Natural do Piauí, graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1969. O professor publicou 92 artigos completos publicados em periódicos e 52 trabalhos divulgados em encontros científicos. Também contribuiu com produções técnicas, participações em bancas, palestras, conferências, entre outros. Orientou 16 Mestrados e oito Doutorados. Realizou pesquisas na área da epidemiologia, mais especificamente sobre a ecologia dos agentes das leishmanioses e sobre o mosquito da dengue (Aedes aegypti).

Na FSP, formou-se em Entomologia Epidemiológica (1972) e Especialização em Saúde Pública (1975). Incorporou-se à equipe de Entomologia Médica sob a liderança do professor Oswaldo Paulo Forattini, tornando-se professor a partir de 1977. Alcançou os títulos de Mestre (1975), Doutor (1979) e de Livre-Docente (1985). Em 1992 tornou-se Professor Titular. Chefiou duas vezes o Departamento de Epidemiologia da FSP. Casado, Castro Gomes era pai de dois filhos.

Mais informações: (11) 3061-7882 

Scroll to top