Alunos da USP recebem prêmio de empreendedorismo sustentável

O objetivo do prêmio é incentivar os integrantes da ONG Enactus a desenvolver projetos sociais que garantam saúde e melhores das condições de vida e trabalho de comunidades carentes.

Estudantes do campus de Ribeirão Preto da USP conquistaram, dias 17 e 18 de julho, na cidade de São Paulo, o Prêmio Univeler de Empreendedorismo Sustentável, durante o Campeonato Nacional Enactus Brasil 2015. O objetivo do prêmio é incentivar os integrantes da ONG Enactus de todo o Brasil a desenvolverem projetos sociais que garantam saúde, bem-estar, redução do impacto ambiental e melhoras das condições de vida e trabalho de comunidades carentes.

A Enactus congrega alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, e também alunos da Faculdades de Direito de Ribeirão Preto da USP (FDRP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e concorreu com o projeto que desenvolve na entidade assistencial Espaço Tio João.

O presidente da Enactus, Vinícius Santana de Lima, da FEARP, diz que o Espaço Tio João é uma ONG localizada na zona norte de Ribeirão Preto, que atendia jovens de 7 a 17 anos e ficou desativada por sete anos, após o falecimento de seu gestor, o Tio João. Reativada em 2013 por Julio Pires, filho do antigo gestor, mas sem estrutura para manter as atividades, foi acolhida pelo projeto da USP no ano passado.

“Passou por reforma mínima para o início das atividades e conta com planejamento para atender, em médio prazo, 200 jovens”, comemora Lima. No local, continua ele, são realizadas atividades culturais, como dança, culinária e artesanato, além de reforço escolar e aulas de educação financeira. Quanto aos esportes, as crianças e jovens praticam artes marciais e futebol. Lima adianta que uma parceria com o Botafogo Futebol Clube deve incrementar as aulas de futebol em breve.

Um dos próximos passos na reestruturação do local será a sustentabilidade. O presidente da Enactus espera que a ONG otimize seus espaços e adote atitudes para reduzir custo energético, com a reutilização de recursos como energia solar e água de chuva. Em breve, devem implantar ainda um centro comunitário de coleta seletiva, além do reaproveitamento de material orgânico excedente do restaurante do local.

Os alunos não apenas ganharam o Prêmio Unilever de Empreendedorismo Sustentável, mas também conquistaram o vice-campeonato da Liga Rookie – modalidade que premia os melhores resultados e projeções entre equipes com até um ano de atividade. O fundador da Enactus e presidente da gestão 2014-2015, Vinícius Santana de Lima, foi escolhido um dos dez melhores líderes entre 70 candidatos de todo o País, no prêmio “Líder Estudante do Ano”.

Enactus

Enactus é uma ONG norte-americana que está presente em mais de 40 países. Sua missão é desenvolver comunidades vulneráveis social, ambiental e economicamente falando, de maneira empreendedora e em conjunto com universidades e empresas. Alunos, professores e gestores atuam, formando agentes nessas comunidades, até que eles se tornem autossuficientes para se autogerirem. No Brasil, está presente desde 1998 com sede em Jundiaí-SP. Conta com aproximadamente 70 equipes ligadas à Universidades públicas e particulares de todo o país.

A FEARP começou seus trabalhos na Enactus em 2014, envolvendo membros da própria unidade, além da FDRP e da FFCLRP. Os Campeonatos Enactus Brasil ocorrem em São Paulo, pois os juízes dos projetos são CEOs de empresas parceiras sediadas na capital do estado de São Paulo, como a Braskem, Walmart, Unilever.

Rita Stella / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP
Com informações da Assessoria de Comunicação da FEARP