MENUMENU

Software criado por grupo de São Carlos auxilia avaliação de eventos

Integrantes da comunidade estatística do mundo todo estiveram reunidos esta semana no Rio de Janeiro participando do 60° Congresso Mundial de Estatística. O evento, que aconteceu de 26 a 31 de julho, é o principal do Instituto Internacional de Estatística, e no Brasil está sendo organizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística. O congresso quer discutir, promover e divulgar pesquisas e melhores práticas em todos os campos de Estatística e suas aplicações.

Uma das novidades deste ano é que o congresso adotou o SAO – Sistema de Avaliação Online – desenvolvido por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) para avaliar o evento. Funciona assim: os mais de 2 mil inscritos respondem a um questionário com perguntas pessoais e também de múltipla escolha sobre o congresso. Eles também avaliam características do encontro, atribuindo notas de 1 a 9 sobre cada item perguntado. Podem optar por não avaliar aquela questão. As respostas vão para um banco de dados e são convertidas em resultados balizados por tabelas e gráficos, mostrando para os organizadores do evento informações sobre a qualidade do evento em tempo real através de um relatório online.

O SAO foi desenvolvido pelo grupo de Modelagem de Risco, coordenado pelo professor Francisco Louzada. O software já foi usado em mais de 40 eventos, tanto nacionais como internacionais. Este mês o SAO também foi utilizado na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações: (16) 3373-8159; email contatocepid@icmc.usp.br

Scroll to top