Livro aborda a preservação da biodiversidade da Baía do Araçá

Obra publicada pela agência de comunicação Ciência Pública ressalta a importância de se preservar a biodiversidade de ecossistema ameaçado em São Sebastião, SP.

Fartamente ilustrado, o livro traz um registro de toda a biodiversidade da Baía do Araçá e um alerta sobre a necessidade de sua preservação. A região abriga mais de 1.300 espécies de seres vivos, sendo 34 novas para a ciência e nove ameadas de extinção. A obra é dirigida aos moradores e pescadores da comunidade local, representantes de órgãos governamentais e não governamentais, pesquisadores, gestores de empresas e formadores de opinião. A distribuição será gratuita.

Localizada em frente à Ilhabela e vizinha do Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, a Baía do Araçá integra uma região há séculos impactada pela ação humana. Ali, a lista de interferências no ambiente inclui desde vazamentos de óleo a alterações na própria linha da costa, passando pelo descarte do esgoto doméstico não- tratado.

Foi precisamente para registrar, detalhar e dimensionar a vida na baía, além de ressaltar a necessidade de preservá-la, que os coordenadores do Projeto Temático Biota/Fapesp-Araçá decidiram reunir resultados de seus estudos no livro Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância. Os dados foram produzidos por 170 pesquisadores, de mais de 30 instituições de ensino e pesquisa do Brasil e outros países, entre elas a USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A iniciativa de produzir uma publicação acessível a diversos públicos com base no conhecimento produzido pela academia é resultado de um trabalho conjunto dos cientistas que coordenam os módulos do Projeto Biota/Fapesp-Araçá e os comunicadores da Ciência Pública.

Mais Informações: email ahvgiraldi@gmail.com ou gabrielmonteiro@usp.br.