EERP promove lançamento de e-books para ensino e aprendizado

O projeto visa incluir tecnologias digitais nas áreas da saúde da criança, da mulher, do idoso, saúde mental, enfermagem cirúrgica e urgência e emergência.

Dia 6 de agosto, às nove horas, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP lança seus primeiros e-books. O evento será na Sala da Congregação da Unidade, no campus da USP em Ribeirão, com a presença do pró-reitor de graduação da USP, professor Antonio Carlos Hernandes.

O projeto, coordenado pelas professoras Luciana Mara Monti Fonseca, Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, Fernanda Góes e Luciane Sá, quer continuar inovando no ensino, introduzindo tecnologias digitais sobre saúde da criança, da mulher, do idoso, saúde mental, enfermagem cirúrgica e urgência e emergência. Segundo as coordenadoras os e-books funcionarão como um arquivo digital que será utilizado como ferramenta de ensino e apoio ao aprendizado. A ideia de criar essa nova ferramenta, contam elas, surgiu a partir da divulgação do programa Pró-Ensino USP Materiais Didáticos, lançado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Os e-books foram divididos em dois projetos. O primeiro, com oito capítulos, aborda temas voltados para clínicas de enfermagem, de amamentação, do idoso, sobre lavagem das mãos e cateterismo vesical. O segundo, em capitulo único, aborda a educação voltada para o planejamento de aula, coordenado especialmente pelas professoras Fernanda Góes e Luciane Sá. O novo recurso digital deve trazer vantagens em relação aos demais livros impressos tradicionais, acreditam as professoras, já que apresentam arquivos de imagem e áudios: vídeos, fotos, ilustrações, além de breves textos, explicando o assunto do capítulo.

Todos os alunos da USP de Ribeirão Preto poderão acessar os e-books da EERP. Além de livres, eles serão agregados a disciplinas de cada conteúdo dentro do Moodle, ambiente virtual de aprendizagem em apoio às disciplinas da USP. Todas as disciplinas da EERP que participam dos e-books estão alocadas nesse ambiente. Os acessos serão pelo do site da EERP e também estarão alocados nas disciplinas no Moodle, mas somente a partir do dia de seu lançamento.

Mais informações: email lumonti@eerp.usp.br