Equipe da USP vence competição mundial da Microsoft

Além do troféu, a equipe ganhou 50 mil dólares e uma vaga na Microsoft Ventures, programa de aceleração de startups e coaching de jovens empreendedores.

Equipe formada por alunos e professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP foi a grande campeã da Imagine Cup 2015, competição mundial de inovação em tecnologias da informação promovida pela Microsoft. O time já havia ganhado a etapa brasileira da competição e, na final da disputa, conquistou o primeiro lugar da categoria inovação e o primeiro lugar geral da competição, que foi encerrada na última sexta-feira, 31 de julho, em Seattle, Estados Unidos.

Equipe festeja a grande vitória da competição nos Estados Unidos
Foto: Divulgação/Microsoft

O trabalho premiado da equipe “eFitFashion” consiste em um sistema online, chamado Clothes for me, que gera moldes de roupas automaticamente. Por meio dele, qualquer pessoa consegue digitar suas medidas e fazer a encomenda de roupas personalizadas, indicando detalhes de cada peça e enviando posteriormente para costureiras e modelistas. O programa faz a ponte entre consumidor e mercado, assim como oferece ainda estrutura para a produção de roupas por parte das alfaiatarias.

Além do troféu de campeões, a equipe ganhou 50 mil dólares, uma vaga na Microsoft Ventures, programa de aceleração de startups e coaching de jovens empreendedores, e uma sessão de mentoria com o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

“O que eu mais atribuo ao resultado positivo que conquistamos é a questão da multidisciplinaridade, o fato de você juntar pessoas de diferentes áreas para fazer uma solução completa e inovadora. Essa é uma característica marcante da EACH e foi fundamental para que nosso projeto se destacasse”, afirma Isabel Cristina Italiano, professora do curso de Têxtil e Moda da Escola e integrante da equipe. Além dela, são membros da eFitFashion Juliana Priani, aluna de mestrado em Têxtil e Moda; Bianca Letti e Daniel Freire Tsuha, estudantes do curso de Sistemas de Informação; professor Luciano Vieira de Araújo, de Sistemas de Informação; e o professor Fausto Viana, do curso de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A equipe desenvolve esse projeto há três anos e criou a plataforma ePMG (eletronic Pattern Making Generator), que dá base ao Clothes for me, permitindo a geração automática dos moldes. O professor Luciano Vieira de Araújo destaca que “com a abordagem proposta pela equipe, é possível simplificar o processo de criação de moldes, que é um dos principais gargalos na confecção de peças personalizadas, o que permite um ganho de escala e qualidade na produção de peças sob medida e, assim, maiores ganhos financeiros para costureiras e confecções em geral”.

Vencer a disputa da Microsoft superando mais de 200 estudantes de 80 países, como Estados Unidos, Japão, França e Rússia, já rende bons frutos ao time da EACH, que está em processo de formação de parcerias com empresas brasileiras e norte-americanas.

Da Assessoria de Imprensa da EACH

Scroll to top