Pesquisadores da USP participam de Copa do Mundo de Robótica na China

O Warthog Robotics é considerada a maior equipe de extensão do campus da USP em São Carlos, sendo também um dos maiores grupos de competição em robótica no Brasil.

O grupo Warthog Robotics, vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, participou, entre os dias 17 e 23 de julho, da RoboCup 2015, realizada na cidade de Hefei, na China.

O Warthog Robotics é considerada a maior equipe de extensão do campus da USP em São Carlos, sendo também um dos maiores grupos de competição em robótica no Brasil quando o assunto é futebol e combate de robôs.

Este ano foi a quarta vez que o grupo da USP – coordenado pelos professores Ivan Nunes, da EESC, e Roseli Romero, do ICMC – marcou presença no mundial. Nesta edição, o resultado final agradou aos membros do grupo, apesar de não terem vencido. “Caímos em um dos grupos mais fortes do torneio, com equipes que já disputam há muito tempo o campeonato e, mesmo assim, conseguimos competir bem e tivemos um ótimo desempenho”, conta Moreira, que é doutorando no ICMC.

Competindo na categoria Small Size de futebol de robôs, disputada por um total de 18 equipes do mundo, o Warthog participou de um grupo composto pelas equipes Cm Dragons (Estados Unidos), Persia Robot Machine (Irã) e Kiks (Japão). Além de Moreira, a equipe brasileira foi representada na China por outros dois membros: pelo diretor geral do grupo, Rafael Lang, e por Guilherme de Oliveira, ambos estudantes da EESC.

A Origem

Criado em 2010, o Warthog é resultado da união de dois grupos de desenvolvimento de futebol de robôs da USP, o USPDroids e o GEAR. No mesmo ano de criação da equipe, o Warthog conquistou o primeiro lugar na categoria 2D e o segundo lugar na categoria Very Small Size na Competição Brasileira de Robótica (CBR). Já em 2011, pela mesma competição, o grupo conquistou o primeiro lugar nas categorias Very Small Size e 3D, também ficando em segundo lugar na categoria 2D.

Mais informações: site http://icmc.usp.br