Volta Ciclística estimula o transporte sustentável na Cidade Universitária

Evento é destinado a pessoas que frequentam o campus, tanto funcionários quanto alunos, bem como pessoas que moram no entorno.

A USP entra na era do transporte sustentável e, para sensibilizar quem frequenta o campus, realiza dia 23, às 10 horas, a Volta Ciclística da USP. O evento é destinado a pessoas que frequentam o campus, tanto funcionários quanto alunos, bem como pessoas que moram no entorno. O circuito de 5 km será feito em ritmo de passeio e terá início no Portão I, seguindo pelas Avenidas Professor Mello Moraes e Luciano Gualberto e finalizando na Avenida da Universidade.

Durante o percurso, ciclo ativistas experientes vão tirar dúvidas, prestar esclarecimentos e compartilhar informações aos iniciantes dessa prática esportiva. Será uma oportunidade de encontro e socialização, trocas de dicas e divulgação de material educativo e de sites e ONGs comprometidos com iniciativas sustentáveis. O professor Paulo Saldiva, um apaixonado por bike e pesquisador da USP na área de poluição atmosférica, é um dos confirmados para o evento.

Segundo Simone Vidigal Alves, funcionária do Instituto de Biociências da USP e uma das organizadoras da atividade, a ideia inicial foi pensar em uma Universidade mais sustentável. Simone acredita que pedalar traz inúmeros benefícios à saúde e ao meio ambiente. “Além de ser um excelente exercício físico, a prática desta modalidade gera mais qualidade de vida para todos os envolvidos”. Mais bicicletas no campus significa menos carros nas ruas, menos poluição e menos barulho, completa.

Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP

Em 2015, a USP deu início à implantação de ciclovias nas partes baixas do campus, mas Simone informa que em breve elas serão ampliadas e vão chegar às demais ruas. Para Caroline Pedretti, funcionária do Instituto de Química (IQ) da USP e participante do projeto de Formação Socioambiental de Servidores, a Universidade se encaminha para fazer de seus oito campi modelos de sustentabilidade, podendo ser referências para municípios e ambientes corporativos.

O evento é gratuito e aberto a todos. Pessoas com vínculos com a USP devem trazer identificação que comprove a ligação. Para os participantes externos, é necessário fazer inscrição pelo site. Haverá locação de bikes no local.

portal20150811_3A Volta Ciclística da USP é uma iniciativa do grupo Pessoas que Aprendem Participando (PAP3), coordenado pelo projeto Formação Socioambiental de Servidores da USP da Superintendência de Gestão Ambiental e da Escola USP.

Mais informações: (11) 3091-7590, email svidigal@ib.usp.br e cpedretti@usp.br, site http://vocefazoplanetasejasustentvel.blogspot.com.br/