Próxima edição da prova de certificação dos operadores do mercado de energia acontece na USP

A prova é realizada anualmente pela Abraceel.

A prova de certificação dos operadores do mercado de energia é realizada anualmente pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e a próxima avaliação está marcada para o dia 24 de outubro, às 14 horas, na Cidade Universitária. O projeto de certificação de operadores do mercado de energia elétrica é uma iniciativa da Abraceel em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Escola Politécnica (Poli) da USP, e conta com mais de 50 profissionais habilitados.

A certificação tem ainda apoio institucional da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que também colabora com a USP na elaboração de questões da prova relacionadas ao ambiente da entidade e ao mercado de energia, além do apoio logístico e divulgação do Canal Energia, que também deverá realizar um curso preparatório para a prova, porém não vinculado ao processo de certificação e de caráter opcional.

A minuta da ementa da Prova de Certificação foi atualizada para englobar as novas regulamentações do setor elétrico editadas nos últimos anos, até abril de 2015, além de especificar os tópicos relacionados à formação de preços no mercado livre e gestão de riscos em energia. Para os profissionais habilitados em 2015, o Certificado de Operador de Energia (COE) permanecerá com validade de quatro anos. Nesse sentido, a Prova de Certificação 2015 também servirá para revalidar o COE dos profissionais habilitados no primeiro processo de certificação, realizado em 2011.

As inscrições para a prova vão até o dia 2 de outubro, e o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até 5 de outubro. Após a realização da prova, o gabarito será divulgado dia 26 de outubro. A relação dos aprovados sai no dia 9 de novembro e entrega simbólica dos certificados será feita na abertura do 7º Encontro Anual do Mercado Livre, a se realizar na Praia do Forte (Bahia), no dia 26 de novembro. Inscrições, gabarito e resultados podem ser consultados no site da Abraceel.

Mais informações: site http://www.abraceel.com.br