Professor da FFCLRP participa de edição de livro sobre biogeografia e ganha prêmio

Obra traz informações atualizadas sobre a biogeografia da América do Sul e foi premiada pela Sociedade Brasileira de Zoologia.

Da Assessoria de Comunicação da FFCLRP

Com a participação de 26 autores, pesquisadores brasileiros de todas as regiões do país e de outros quatro países, os professores Claudio J. B. Carvalho, da Universidade Federal do Paraná, e Eduardo Andrade B. Almeida, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP organizaram e lançaram no início do ano passado o livro Biogeografia da América do Sul –  Padrões e Processos (Ed. Roca, 328 p., R$ 110).

Essa é a primeira obra geral sobre o tema em português, com informações atualizadas sobre Biogeografia, a ciência que estuda a distribuição dos organismos vivos no espaço e no tempo. “Até então, o tema estava inserido em livros com enfoque fundamentalmente histórico ou então em obras traduzidas e com poucas informações sobre áreas da América do Sul”, revela o professor Almeida.

A Biogeografia oferece métodos que auxiliam na compreensão da história dos organismos vivos em sua área de distribuição e da história das grandes áreas de um continente, como por exemplo a Amazônia ou a Caatinga.

O esforço foi recompensado, em março deste ano, durante o XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia,  Biogeografia da América do Sul –  Padrões e Processos recebeu o prêmio de melhor livro publicado na área de Zoologia, no biênio 2010-2011, pela Sociedade Brasileira de Zoologia.

Mais informações: site www.ffclrp.usp.brhttp://www.grupogen.com.br/ch/prod/10236/0/biogeografia-da-america-do-sul—padroes-e-processos.aspx 

Scroll to top