Revista ‘Discurso’, do Departamento de Filosofia, publica nova edição

Publicação traz um dossiê temático sobre o filósofo Denis Diderot.

A revista Discurso, periódico semestral do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da (FFLCH) USP acaba de publicar seu último número (N. 45, 2015).

Com um dossiê sobre o filósofo Denis Diderot, a publicação traz, entre os artigos, “A ambivalência do riso em Rousseau e Diderot”, de Franklin de Mattos, que demonstra o lugar do riso e do risível na teoria destes filósofos; “A encenação do corpo”, de Yanet Aguilera, aborda adaptação cinematográfica que Jacques Rivette fez de ‘A Religiosa’, de Diderot, e as relações inesperadas entre cinema, filosofia e literatura; e o ensaio “O savoir-faire das personagens libertinas”, de Mariana T. Marques, identifica os conceitos a respeito da ética e do corpo femininos que se revelam em personagens de Diderot e Eliza Haywood.

O sumário e o acesso aos artigos estão disponíveis neste link.

 

Sobre a revista

Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da FFLCH, surgiu em 1970. Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, o Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar um espaço de expressão.

A revista propôs-se a veicular não apenas a produção teórica de seu corpo docente, mas também as mais diversas manifestações de reflexão sobre a cultura, sem distinguir correntes ideológicas, linhas filosóficas ou áreas do saber. Assim se pretendia garantir o pluralismo e a liberdade, numa época de obscurantismo.

Mantendo sua vocação original, a Discurso pretende contribuir para o aprofundamento e a diversificação da reflexão filosófica no Brasil.

Mais informações: site http://www.revistas.usp.br/discurso.

Scroll to top