Estudo da FMRP busca voluntárias com dor pélvica crônica para tratamento

O objetivo do estudo é investigar duas formas de tratamento para a doença, a acupuntura e a injeção de anestésico local.

Por Crislaine Messias, do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP recruta voluntárias com dor pélvica crônica, causada pela síndrome miofascial, para pesquisa. O objetivo do estudo é investigar duas formas de tratamento para a doença, a acupuntura e a injeção de anestésico local.

Podem participar mulheres com idade entre 18 e 50 anos, que não entraram na menopausa; que tenham dor intensa e profunda na barriga não relacionada à menstruação e com duração de mais de 6 meses; que tenham dificuldade para realizar algumas atividades do dia a dia devido à dor intensa, e que tenham a presença de um ou mais pontos de dor na barriga.

As voluntárias passarão por uma avaliação médica para confirmação do diagnóstico, e receberão um dos dois tratamentos, que será definido por sorteio e terá duração de 10 semanas consecutivas. Será realizado todas as sextas-feiras no Ambulatório de Dor Pélvica Crônica do Hospital das Clínicas da FMRP (Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto).

O estudo é da fisioterapeuta Andréia Moreira de Souza Mitidieri e tem orientação do professor Júlio César Rosa e Silva, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP. As interessadas devem entrar em contato pelo email andreia_fisiob@yahoo.com.br ou andreiams@usp.br; ou pelo telefone (18) 99103-0522.

Mais informações: (18) 99103-0522, email andreia_fisiob@yahoo.com.br

Scroll to top