Revista ‘Scientiae Studia’ publica nova edição

Númeroestá dedicado, em sua maior parte, à tradição francesa de reflexão filosófica sobre a ciência e a tecnologia.

A revista Scientiae Studia acaba de publicar seu último número – v. 13, n. 2 (2015), disponível neste site.

O segundo número deste ano está dedicado, em sua maior parte, à tradição francesa de reflexão filosófica sobre a ciência e a tecnologia.

Sobre a revista

O periódico tem por objetivo dar visibilidade à produção acadêmica nas áreas de filosofia e história da ciência sem descuidar das contribuições de áreas afins, como a sociologia da ciência e da tecnologia, a história da técnica e a filosofia da tecnologia.

A linha temática está claramente voltada aos estudos filosóficos e históricos sobre a ciência, entendida na acepção ampla de ciência exata, natural e humana, e ao impacto da aplicação técnica e tecnológica no conjunto da cultura e da sociedade. A revista visa, assim, publicar contribuições que procurem entender a ciência como manifestação da cultura e expressão do estágio atual do processo civilizatório, analisando os aspectos internos, que podem caracterizar racional e autonomamente a ciência, e detendo-se também no conjunto dos valores sociais que dão sustentação às práticas científicas e tecnológicas, nas quais se põe a questão da responsabilidade ética e social dos cientistas e tecnólogos.

Também faz parte da missão do periódico, de caráter intrinsecamente interdisciplinar, o perfil do público-alvo, que está constituído pela comunidade científica e acadêmica de línguas portuguesa e espanhola, visando assim não só a difusão dos estudos críticos (históricos, epistemológicos, éticos) sobre a ciência e a tecnologia, mas também uma maior integração linguística e cultural entre os países da América Latina.

Scientiae Studia publica artigos acadêmicos, traduções de documentos científicos de valor histórico (principalmente correspondência científica), análises críticas das publicações correntes nas áreas concernidas, discussões sobre aspectos relevantes de política científica e tecnológica, resenhas críticas de textos clássicos e recentes.

Mais informações: site http://www.revistas.usp.br/ss

Scroll to top