Professor da FMRP apresenta estudo inovador na área de Nutrologia

O professor pesquisou novas maneiras de de controlar a anemia por deficiência de ferro com ferro adicionada a água de consumo diário nos países pobres e em desenvolvimento.

O professor José Eduardo Dutra de Oliveira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é um dos três cientistas de países do Hemisfério Sul escolhido para apresentar seus estudos inovadores na área de Nutrologia.

A apresentação será durante evento patrocinado pela International Science, Technology and Innovation Centre for South-South Cooperation (ISTIC), que tem sede em Kuala Lampur, Malasia e pela Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), sediada em Trieste, Itália.

A reunião será realizada na Malásia entre 5 e 11 de outubro mostrando inovações que posam controlar problemas sérios de agricultura, alimentação e saúde em países do Hemisfério Sul.

O objetivo é incentivar estudos e o intercâmbios de experiências realizadas em diferentes países. O programa também investe em formular políticas de referência para empreendedores em cada um dos seus países. O professor Dutra de Oliveira foi selecionado pelos seus estudos Novas maneiras de controlar a anemia por deficiência de ferro com ferro adicionada a água de consumo diário nos países pobres em desenvolvimento de todo o hemisfério sul.

Segundo professor, este é um problema que afeta de 1,5 a 2 bilhões de pessoas, especialmente crianças e mulheres na fase reprodutiva, em todos os países pobres e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

As suas pesquisas têm sido feitas com a participação de colegas de Faculdades de Medicina do Brasil. Ferro é adicionado a água de consumo diário de todos os membros das famílias, presente em todos os grupos etários de médio e baixo nível sócio econômico. Foi demonstrado que dessa maneira a anemia por deficiência de ferro é controlada e prevenida.

Dutra de Oliveira é médico, professor titular da FMRP, onde também foi diretor. Foi professor visitante da Universidade de Cornell, Estados Unidos e diversas vezes Consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Universidade das Nações Unidas. Está aposentado mas continua em atividade como professor sênior da FMRP.

Mais informações: email jeddoliv@fmrp.usp.br