Doutorado em computação no ICMC passa a receber inscrições em fluxo contínuo

Com o programa pretende-se tornar o processo de ingresso no doutorado mais dinâmico e flexível.

Um dilema que afeta a vida de muitos pós-graduandos no Brasil é que, muitas vezes, ao finalizar o mestrado, eles precisam aguardar a abertura de inscrições para o doutorado. Esse tempo pode atrapalhar o andamento de uma pesquisa e causar desmotivação. Para solucionar esse problema, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, lançou uma novidade: as inscrições para o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional agora podem ser realizadas durante todo o ano.

“Com essa mudança, nosso objetivo é tornar o processo de ingresso no doutorado mais dinâmico e flexível. É muito natural, para um estudante de pós-graduação, terminar o mestrado e já começar o doutorado”, explica o professor Adenilso Simão, coordenador do Programa.

As 55 vagas de doutorado disponíveis no Programa poderão ser preenchidas até outubro de 2016. Para se candidatar, é preciso ter mestrado em Ciências de Computação, Engenharia de Computação, Matemática, Estatística e áreas afins. O processo seletivo continuará acontecendo com base na análise da formação acadêmica (60% da nota) dos candidatos, levando-se em conta o histórico da graduação e de pós-graduação; e do Currículo Lattes (40% da nota), considerando-se as atividades acadêmicas, de pesquisa e profissionais.

De acordo com a época em que o candidato se inscrever, deve seguir o cronograma disponível na última página do edital do programa, acompanhando as datas-limite para cada etapa do processo, que consiste desde o envio de cartas de recomendação até a matrícula. Reconhecido com nota 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal realizada pela instituição, o Programa possui 15 linhas de pesquisa divididas em dois grupos: Ciências de Computação e Matemática Computacional.

Mestrado e doutorado direto

Diferentemente do doutorado, o ingresso no mestrado e no doutorado direto continua sendo realizado de forma tradicional, já que a maioria dos estudantes que se inscreve nessas duas modalidades conclui a graduação no final do ano e inicia as atividades na pós-graduação a partir de março. Nesses dois casos, as inscrições devem ser realizadas até 29 de outubro no site do Programa, onde também é possível acessar os respectivos editais e obter informações detalhadas sobre os processos seletivos. Há 45 vagas disponíveis no mestrado e 10 vagas no doutorado direto.

Criado em 1971, o ICMC é reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de pesquisadores e profissionais nos campos da computação, matemática aplicada, matemática, estatística e de suas áreas relacionadas, por intermédio dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Os programas de pós-graduação estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. A vivência do aluno no exterior durante seu processo de formação é estimulada por meio de programas sanduíches ou de dupla titulação.

Além do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, o ICMC oferece pós-graduação em Matemática e, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pós-graduação em Estatística. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373-9638, email posgrad@icmc.usp.br, site icmc.usp.br/e/0cc0e