São Carlos recebe exposição de Cândido Portinari

Além de ver as obras de Cândido Portinari, o público poderá participar de inúmeros eventos culturais paralelos.

Até o dia 23 de outubro, das 9 às 21 horas, será possível visitar a exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que se encontra no Teatro Municipal de São Carlos, SP.

A mostra apresenta um conjunto de 26 réplicas das obras de Candido Portinari, divididas em cinco módulos temáticos: O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive; Água: fonte da vida; Uso dos recursos minerais; A preservação das florestas e dos animais; e O equilíbrio entre os seres humanos.

Além de ver as obras do pintor, o público poderá participar de oficinas de pintura à guache, desenho, recorte e colagem, mosaico com EVA e modelagem em argila. De forma complementar à exposição, serão apresentados documentários sobre a vida e a obra do pintor e palestras de Suely-300aos módulos da exposição . Dentro dessa programação, dia 7 de outubro, às 19 horas, acontece a palestra Uso dos Recursos Naturais, com Eliane Aparecida Del Lama, do Instituto de Geociências (IGc) da USP. Na palestra, a pesquisadora pretende mostrar a importância dos recursos minerais para a sociedade e a presença desses minerais em todos os bens permanentes e de consumo.

Segundo a coordenadora da exposição, Suely Avellar, desde 2011, a mostra de Cândido Portinari vem percorrendo cidades brasileiras em diferentes regiões, o que é uma ótima oportunidade de conhecer a obra deste artista, que em sua opinião, ainda hoje se encontra inacessível ao público por permanecer guardada em museus, salas de bancos ou coleções particulares.

Para Suelly, a exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente cumpre um propósito de ser instrumento para a mobilização social e para a identificação dos valores de brasilidade, atuando como um difusor da obra de Candido Portinari e, sobretudo, como um dinamizador de suas crenças sobre o papel social da arte. O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP atuou como interlocutor possibilitando uma maior integração entre a USP e a sociedade local e regional, favorecendo a difusão da obra do artista, colaborando para os objetivos propostos pelo Projeto Portinari.

As visitas à exposição poderão ser feitas individualmente ou de forma coletiva. Visitas em grupos, deverão ser agendadas pelo email portinari@ifsc.usp.br.

A entrada é gratuita e aberta a todos, sendo principalmente voltada aos alunos do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O IFSC, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a Prefeitura de São Carlos e o Governo do Estado de São Paulo são os organizadores do evento.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFSC

Mais informações: (11) 3373-9770, email portinari@ifsc.usp.brsite do Teatro Municipal de São Carlos