Serviço de Fisioterapia da USP em Piracicaba inaugura novo espaço

O tratamento fisioterápico é oferecido para funcionários e docentes ativos e aposentados e alunos de graduação e pós.

O Serviço de Fisioterapia do Campus Luiz de Queiroz, vinculado à Unidade Básica de Saúde (Ubas) de Piracicaba, inaugurou um novo espaço para atender às demandas do campus.

O tratamento fisioterápico é oferecido para funcionários e docentes ativos e aposentados e alunos de graduação e pós, além de dependentes diretos. Desde 1992, o setor presta assistência e atende aos pacientes, privilegiando a prevenção e promoção da saúde no que diz respeito ao aparelho locomotor humano. A iniciativa para a criação do setor se deu por meio do responsável técnico pelo Serviço Médico do Campus, Hamilton Bonilha.

O espaço conta com três salas de atendimento individual, uma para hidroterapia, uma para acolhimento e avaliação, almoxarifado, salão de cinesioterapia, recepção e sala destinada a fisioterapeutas e estagiários para discussão de casos e evolução de pacientes. Além disso, o setor possui uma equipe de dois fisioterapeutas contratados e dois estagiários, que desenvolvem projetos de prevenção e promoção da saúde.

O atendimento aos pacientes é feito de forma individual para traumas ou doenças e, coletivamente, por meio de oficinas que existem há 15 anos para ensinar e estimular a prática de atividades físicas, além de orientar sobre problemas de saúde cotidianos. Eles recebem pessoas com dor na coluna e lombar e com inchaço nos pés, e as orientam a lidar com esses problemas.

Desde 2013, a equipe desenvolve um projeto de reabilitação profissional no campus, por meio de um mapeamento dos afastamentos e problemas de saúde dos funcionários. A inauguração ocorreu na manhã do dia 2 de setembro.

Mais informações: (19) 3429-4485 / 4109 e (19) 3447-8613, email acom.esalq@usp.br