Filho de imigrantes japoneses que vieram para o Brasil por volta de 1920 e trabalharam na lavoura de café e arroz num sitio próximo à cidade de São José do Rio Preto- SP. Caminhava cerca de 14 km para frequentar a escola numa pequena vila (Ipiguá). Mudamos para São José do Rio Preto, onde cursei o colegial. Tive um excelente professor de matemática, que me despertou para a área de Ciências Exatas. Quando ingressei na USP, em 1966, era um exame único para a Matemática e Física. Acabei optando por cursar a Física , concluindo a Licenciatura (1969) e Bacharelado (1972) e depois mestrado, em1974, no Programa de Ensino de Física (hoje, Programa Interdisciplinar de Ensino de Ciências- PIEC). Foi a primeira dissertação apresentada nesse programa, orientada pelo Prof. Ernst W. Hamburger.
O Projeto Arte e Ciência (AC), que teve o seu inicio de suas atividades em 2006, com o apoio do CNPq, no Programa de Difusão e Popularização da C&T. Iniciou suas atividades nos parques públicos ao redor da USP (campus Butantã). Com o passar do tempo, houve demandas nas escolas, sendo realizadas varias atividades (Feira de Ciências e Oficinas ), inicialmente, com as escolas do município de Osasco.
O projeto visitou mais de 60 escolas em todo o País, tais como: Foz do Iguaçu, Águas de Lindoia, cidades da região do ABC, Grande São Paulo, Manaus, Campo Grande, com o apoio da Sociedade Brasileira de Física. Participamos de todas as edições do Programa USP Escola, de formação continuada de professores da Educação Básica, desde 1985. E através desses professores, como multiplicadores, acredito que o Projeto AC tenha atingido cerca de 600 escolas em todo o Pais.
O projeto possui no seu acervo cerca de 70 experimentos de Física, Matemática e Biologia (coordenada pela prof.ª. Maria Inês Nogueira do ICB-USP); na área da Física, a Prof.ª Cecil Chow Robilota teve uma participação importante no projeto. Além disso possui experimentos demonstrativos, tais como sombras coloridas , utilizando lâmpadas LED e microscópio de gota, utilizando luz laser e também realiza oficina de brinquedos científicos, utilizando materiais de baixo custo, tais como caleidoscópio, espectroscópio, cromatografia , disco de Newton e luneta.
Até o presente momento, o projeto teve cerca de 110.000 visitantes, professores, alunos e público geral. Outros eventos realizados: Pint of Science, Virada Científica da USP, em 2014 (em colaboração com a colega Vera B. Henriques – IF).
Passaram também pelo projeto cerca de 80 alunos da graduação dos cursos de Física, Matemática e Biologia, com o apoio da PRCEU e do Instituto de Física, cobrindo custos de transportes e alimentação. Atualmente, coordeno uma equipe de 8 bolsistas PUB/PRCEU.
Sou eternamente grato à USP e ao IF-USP, por todo o apoio para a realização de atividades extra muros.