logo_usp_90anos_versao_branco_amarelo_800px

Minha História
com a USP

Em 2024, a USP comemora 90 anos de fundação. Professores, estudantes e funcionários que fazem ou fizeram parte da vida cotidiana da Universidade foram convidados a compartilhar um momento marcante relacionado à USP.  Aqui, serão publicados regularmente os vídeos, textos e fotos recebidos de toda a comunidade uspiana, que pode dividir sua história através do e-mail usp90anos_comunica@usp.br

Vídeos

O jornalista e coordenador editorial da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP Luiz Roberto Serrano ingressou na Universidade como estudante da Escola Politécnica, mas acabou se formando pela Escola de Comunicações e Artes.

Em seu depoimento, Serrano relembrou o dia 17 de dezembro de 1968. Em plena ditadura militar, soldados cercaram os prédios do Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (Crusp), no campus Cidade Universitária, para desocupar o local. Todos os moradores se entregaram pacificamente, foram presos e levados para o Presídio Tiradentes.

Os prédios do Crusp foram ocupados por alunos de fora da capital paulista ou que moravam distante do campus, sem condições de bancar sua moradia durante seus cursos. Eles foram inaugurados em 1963, para abrigar atletas que estavam disputando os Jogos Pan-Americanos de São Paulo.

Textos

Textos e Fotos