A Universidade de São Paulo, nos seus 90 anos, está entre as 100 melhores do mundo – 85ª posição no Quacquarelli Symonds (QS) World University Rankings.
E qual posição a Universidade ocupa na vida da comunidade USP, em especial, na vida dos seus 12.854 servidores técnico-administrativos?
Qual a interação da Universidade, através de seus múltiplos centros, com cada um desses funcionários?
Nos 50 anos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), décadas vividas, objetivos conquistados e desafios a superar na trajetória de vida de cada um são materializados numa escultura, numa abordagem artístico-filosófica: o Portal Décadas!
Tal escultura foi ofertada à EESC como um tributo pela acolhida e reconhecida valorização profissional pela renomada Escola de Engenharia, através do seu diretor, Prof. Dante Ângelo Oswaldo Martinelli, com a participação da Prof.ª Julieta Pinheiro Martinelli, no início da década de 80.
As experiências vivenciadas na EESC, enriquecendo a minha formação, repercutiram na minha vida profissional e ressoam até o presente…
O Portal Décadas, instalado no campus de São Carlos, na praça a sul do icônico prédio modernista – o Bloco E-1 –, destacando-se na paisagem e ressaltando o imponente edifício, interage com o usuário, protagonista de toda concepção do projeto.
Em 2053, no centenário da EESC – 119 anos da USP –, o Portal Décadas, implantado em sua plenitude, estará consolidado como um legado partilhado com as sucessivas gerações, testemunhando a valiosa interação entre a funcionária-arquiteta e a Universidade de São Paulo.