Grupo de música instrumental formado na ECA se apresenta na Europa

O grupo surgiu em 2008 a partir da disciplina "Música de Câmara", coordenada pelo professor Michael Alpert.

O Ôctôctô, grupo de música instrumental formado por alunos do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, começa, a partir desta semana, uma turnê internacional, passando por três cidades da Europa.

O grupo surgiu em 2008 a partir da disciplina “Música de Câmara”, coordenada pelo professor Michael Alpert. Ao longo dos anos, o grupo se aperfeiçoou e continuou ativo, mesmo com alguns alunos formados, outros fazendo pós-graduação.

A trajetória do octeto sempre esteve ligada à Universidade. O primeiro CD foi gravado em 2011 e o pontapé inicial foi dado a partir da verba conquistada com a premiação no Programa Nascente, iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Recentemente o Ôctôctô foi contemplado com um edital de Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico da USP, que proporcionou a primeira viagem internacional do octeto.

Nesta turnê europeia, além de apresentar o repertório do primeiro disco, o grupo participará do espetáculo TREPP, que envolve dança e arte digital, em parceria com o coletivo DMV 22. O professor Michael Alpert acompanhará o grupo, cujas apresentações integram as atividades do Laboratório de Música de Câmara (LAMUC) da ECA.

O Ôctôctô é formado por Cibele Palopoli (flauta), Luis Santiago Malaga (saxofone), Felipe Roque (trompete), Edinaldo dos Santos (trombone), Yuri Prado (guitarra), Márcio Modesto (piano), Miguel Antar (contrabaixo) e Rubens de Oliveira (bateria).

Confira a programação completa:

Munique, Alemanha

10/07 – Einstein Kultur
11/07 – Gasteig (espetáculo TREPP)
13 a 15/07 – Oficina no Einstein
16/07 – Gasteig

22/07 – Universidade do Porto (Porto)
23/07 – Universidade do Porto (espetáculo TREPP)
24/07 a 27/07 – Residência artística no Palácio do Sobralinho (Lisboa)

Mais informações: site http://www.octocto.com.br