Tusp disponibiliza versão digital da revista aParte XXI

Para a edição número 6, ainda em fase de produção, o tema é “Teatro, Verdade e Justiça”.

Da Assessoria de Comunicação do TUSP

A revista aParte, publicação do Teatro dos Universitários de São Paulo, antigo nome do Teatro da USP (Tusp), foi lançada em 1968. Seus dois números – um terceiro não pôde ser publicado e foi destruído com o acirramento da perseguição política – são documentos estético-políticos, de posição francamente revolucionária, em atitude editorial na qual tendência política e qualidade estética apareciam com impulso “guerrilheiro”, tensionando aquelas posições que insistiam em obscurecer a produção da cultura como questão de classe – fosse a classe burguesa, fosse a “intelectual”.

Em 2010, o Tusp publica o número de retomada da revista, o terceiro, pondo em cena diferentes perspectivas sobre a realização teatral paulista no primeiro decênio deste século, com a contribuição de indivíduos que fazem e pensam esse teatro, apostando na polifonia de suas perspectivas.

No quarto número, de 2011, foram abordados certos aspectos do gênero cômico e, em grande angular, algumas perspectivas do humor em experiências diversas, na cena, na dramaturgia e na teoria teatral. Já em agosto de 2012 foi lançado o quinto número da revista aParte XXI e deu-se início à reflexão acerca daquilo que a comissão editorial entende ser condição exigente ao fenômeno teatral: sua existência pública. Para a edição número 6, em fase de produção, o tema é “Teatro, Verdade e Justiça”. A partir da nomeação da Comissão da Verdade no Brasil, nossa intenção é ver refletidas abordagens da época e de hoje para a história, a experiência e a atualidade deste tema junto ao teatro brasileiro. Lançamento no segundo semestre de 2013.

O Tusp disponibiliza neste link as edições 3 e 4 da publicação para serem lidas online e disponíveis para download. A edição 5  está disponível para distribuição gratuita, na secretaria do TUSP, e em breve também estará disponível na versão digital.

Mais informações: site www.usp.br/tusp

Scroll to top