Alunas da Esalq apresentam pesquisa sobre bambu em competição na Rússia

Um dos trabalhos apresentados, desenvolvido pela aluna Gabriela Brigatti Chaves, foi premiado com a melhor classificação.

Entre os dias 11 e 14, as alunas Gabriela Brigatti Chaves e Nathália Bicudo Teixeira Carvalho, do curso de Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, apresentaram trabalhos no 9th International Junior Forest Contest, evento ocorrido em Moscou, organizado pelo Serviço Florestal Russo, que teve participação de graduandos de 35 países.

Gabriela faturou o primeiro lugar com a apresentação do estudo Growth and flowering genetic parameters estimated in a progeny trial of Eucalyptus sp planted in Brazil, que teve coautoria de Evandro Vagner Tambarussi, pós-graduando em Recursos Florestais, e orientação dos docentes Fernando Seixas e Luciana Duque Silva, ambos do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Esalq. Na prática, a estudante promoveu uma avaliação de parâmetros genéticos de eucalipto (Eucalyptus spp) plantado no Brasil.

Nathália apresentou o trabalho Shear strength of Glued Laminated Bamboo and Solid Bamboo manufactured from different position of Dendrocalamus, orientado pelo professor José Nivaldo Garcia, também do LCF, e pela pós-graduanda Cláudia de Lima Nogueira. O estudo avaliou o comportamento mecânico do bambu gigante (Dendocalamus giganteus) na formulação de chapas laminadas e coladas.

Mais informações: www.esalq.usp.br