Aluno de Lorena é finalista da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia

A pesquisa do estudante tem como objetivo a prevenção do câncer causado devido ao contato com dispositivos tóxicos em postos de abastecimento.

Da Agência USP de Notícias

Um trabalho realizado no Colégio Técnico de Lorena (COTEL), mantido pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, está entre entre os finalistas da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP).

O MOP é um evento promovido pela Escola Politécnica (Poli) da USP e tem o objetivo de despertar a criatividade de estudantes da educação básica e técnica do Estado de São Paulo e incentivar a investigação e o empreendedorismo.

Com o título “Prevenção do câncer: dispositivo de gases tóxicos em postos de abastecimento”, a pesquisa do aluno Guilherme de Carvalho Monteiro destaca que a exposição ao benzeno, elemento encontrado em diferentes proporções na gasolina, diesel e no álcool, pode causar uma série de transtornos à saúde humana. Como consequência, o contato frequente com esse produto pode servir de gatilho para o aparecimento do câncer.

Pensando em minimizar a exposição das pessoas ao benzeno, o autor desenvolveu um dispositivo que impede a emissão de gases tóxicos durante o abastecimento dos veículos. O aparelho quando acoplado ao bico de abastecimento das bombas de alimentação de combustível, possui a capacidade de reter, por meio do carvão ativado, os compostos tóxicos presentes nos combustíveis.

De acordo com dados divulgados na pesquisa, apesar de possuir uma mecânica simples, o dispositivo mostrou-se eficiente nos testes e apresenta um baixo custo de produção. Para o orientador do projeto, o professor do COTEL, Mateus Afonso Gomes, a pesquisa está diretamente ligada ao bem-estar da sociedade. Para ele,o trabalho apresenta grande relevância técnico-científica e social.

O aluno cursa o terceiro ano do curso profissionalizante em Química do COTEL. Ele também recebeu ajuda da professora do Colégio Objetivo de Lorena, Isabel Antunes, onde ele estuda no ensino médio.

A sessão final da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia será realizada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, em São Paulo

Mais informações: (12) 3159-5171