Campus da USP em São Carlos terá museu de ciência e tecnologia

Suzana Xavier/Assessoria de Comunicação USP São Carlos

Com o objetivo de disponibilizar para a comunidade são-carlense e da região o conhecimento artístico, científico e tecnológico gerados na USP será criado um Museu de Ciência e Tecnologia na Área 2 do campus da Universidade em São Carlos.

Além de obras relacionadas a pesquisas das áreas de Física, Química, Engenharia, Arquitetura, Urbanismo, Matemática e Computação desenvolvidas pelas unidades locais, o museu deve receber acervos de outros campi e também de outras instituições. De acordo com o presidente do Conselho Gestor, professor José Carlos Maldonado, a “Universidade de São Paulo tem um acervo muito rico e em muitos aspectos único no mundo”.

Para Maldonado, a ideia é criar um museu itinerante, baseado em modelos mundiais, que além de contar com uma área central para exposições poderá disponibilizar peças para visitação nas diferentes unidades do campus de São Carlos. Também há a proposta de realizar ações integradas com as esferas municipais e estaduais, como criar um circuito cultural de visitação conjunto com outros museus. Esse projeto “pode trazer atividades de cultura e extensão fantásticas para a comunidade local e regional, impactando na visão e formação cultural da comunidade”, afirma.

O programa, os objetivos as temáticas e os  acervos  do novo museu estão sendo definidos pelo Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus, com a colaboração do Arquiteto Sérgio Assumpção. Criado em setembro deste ano, o grupo é formado pelos professores doutores João Marcos de A. Lopes (coordenador), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU); Solange Oliveira Rezende, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC); Maria Teresa do Prado Gambardella, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC); Luiz Agostinho Ferreira, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Francisco Antonio Rocco Lahr, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); Valter Luiz Líbero, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), além do funcionário Ciro Júlio Cellurale, do Centro Cultural da Prefeitura do Campus.

O local inicialmente definido para instalação do museu é em frente ao Centro de Convenções, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2014. Em reunião realizada em meados do ano, a Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP, professora Maria Arminda Arruda, destacou a importância de se desenvolver ações como essas para a Área 2 enquanto ela está sendo estruturada, “pois, dessa forma, as atividades de extensão estarão integradas na personalidade, na identidade do campus”.

Experiência

O sucesso da exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro confirma a relevância de se ter um espaço para acervos itinerantes. A mostra, que traz uma réplica feita em resina do esqueleto doTapuiasaurus macedoi – carinhosamente apelidado de “Jesuíno” – com 4,5 metros de altura e 11 de comprimento, já contou com cerca de 13.500 visitantes de São Carlos, região e de outras cidades do Estado de São Paulo.

A exposição pode ser visitada até o final de novembro no hall da Biblioteca do ICMC na Área 1 do campus de São Carlos.

Mais informações: email imprensa@sc.usp.br