Evento do CERN no IF aproxima a física atual de alunos do ensino médio

O Masterclasses é um evento anual que reúne aproximadamente oito mil escolas espalhadas por 31 países, através de videoconferências e visitas à centros de pesquisas em universidades locais, como a USP

Um grupo de alunos do ensino médio participou, nos dias 21 e 22 de março, do MasterClasses, evento promovido pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), que neste ano, aconteceu no Instituto de Física (IF) da USP.

O primeiro dia consistiu em palestras de professores da USP expondo o vasto campo que estuda a origem da física das partículas, chamada Física de Partículas Elementares.

Para entender e vivenciar o ambiente de pesquisa da física moderna, os estudantes foram levados ao acelerador de partículas Pelletron, do Departamento de Física Nuclear do IF, onde puderam ver seu funcionamento e o trabalho dos cientistas.

Outro acelerador de partículas apresentado foi o Grande Colisor de Hadrons (LHC), o maior do mundo, que fica na fronteira subterrênea entre França e Suíça. Através de material audiovisual, foram discutidos os experimentos realizados no LHC, em especial o “Um Grande Experimento de Colisões de Íons Pesados” (ALICE), que tenta reproduzir as condições físicas no momento do início do Universo.

Dados do ALICE foram repassados para análise dos alunos, simulando o trabalho dos físicos atuais. O resultado foi compartilhado no dia seguinte com estudantes de outros países e com os próprios pesquisadores do CERN, através da videoconferência característica do MasterClasses.

Depoimentos de alunos ao final do evento mostraram que o objetivo da iniciativa, de expandir os horizontes no campo da pesquisa física e promover a interação entre alunos de países diferentes e entre pesquisadores e estudantes, foi atingido com sucesso.

Com informações do IF

Mais informações: email graciella.watanabe@usp.br, site http://sampa.if.usp.br/drupal/masterclasses2012