Professora do Cena representa instituição em evento no Japão

Simpósio científico acontece em Tóquio, e irá reunir cientistas brasileiros e japoneses para discutir avanços científicos dos dois países em diversas áreas.

A professora Maria Victoria Ramos Ballester, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, participará nos dias 15 e 16 de março de um simpósio organizado conjuntamente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS).

O evento será realizado na Universidade Rikkyo, em Tóquio. Apesar de acontecer no país oriental, o simpósio é comemorativo aos 50 anos da Fapesp.

Cientistas do Japão e do Brasil vão se reunir para discutir os avanços científicos que os dois países fizeram nas áreas de Cultura e Sociedade, Economia e Desenvolvimento, Biodiversidade e Conservação Ambiental e Medicina e Farmacologia.

“A visita ao Japão consiste na participação no ‘Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica’, a convite da Fapesp, o qual visa promover a cooperação entre pesquisadores de ambos os países. Na ocasião, vou apresentar a palestra intitulada “Environmental Change in tropical landscapes: impacts and conservation in Brazil”, na qual farei um resumo dos trabalhos desenvolvidos no Cena nos últimos anos com apoio da Fapesp através de projetos temáticos”, informou Maria Victoria.

A Fapesp tem promovido encontros científicos em diversos países em associação com universidades e instituições científicas locais como parte de sua estratégia de ampliar a colaboração entre pesquisadores de São Paulo e do mundo. “O Japão é um dos países que priorizamos pela excelência de suas instituições científicas e pelo alto impacto da produção científica e tecnológica de seus pesquisadores”, disse Celso Lafer, presidente da Fundação.

As sessões do simpósio tratarão de temas de pesquisa de interesse mútuo. No dia 15, pesquisadores discutirão a imigração na Amazônia e a representação cultural japonesa no Brasil, os requisitos para o desenvolvimento e a sustentabilidade do agronegócio, o monitoramento e a conservação da biodiversidade, sistemas agroflorestais para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil e a pesquisa para produção de biocombustíveis, entre outros temas.

No dia 16, a programação terá apresentações de resultados de pesquisas sobre obesidade, doença de Chagas, diagnóstico de infecções virais e desenvolvimento de vacina contra a malária e fatores ligados ao seu aparecimento.

Mais informações: site www.cena.usp.br