Projeto de Extensão do ICB realiza oficina de investigação criminal

Com participação de alunos e funcionários, o CientificaMente oferece atividades com o objetivo de estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos participantes.

A história começa assim: uma mulher de 40 anos foi encontrada em sua antiga residência, sem sinais vitais e com tiros de prego. Embaixo de suas unhas foi encontrado um pedaço de pele, indicando que a vítima tentou deter o assassino. Entre os principais suspeitos estão o marido, que aguardava o divórcio e a quem ela já havia ameaçado de morte; o filho do casal, que queria defender o pai; e um empreiteiro, que trabalhava no local. Agora cabe aos investigadores analisar a evidência encontrada e desvendar o crime.

Essa história fictícia serviu de base para a Oficina CSI, realizada pelo CientificaMente no dia 9 de dezembro. Na atividade, os participantes trabalharam com DNA preparado em laboratório e aprenderam como é feita a análise do código genético, podendo no fim identificar o suspeito.

portal20151215_33
Foto: Divulgação / CientificaMente

“O objetivo é trazer uma experiência de cientista para as pessoas e que elas saiam daqui levando um conhecimento a mais e ao mesmo tempo se divirtam”, explica Rachele Santangelo, aluna do 4º ano de Ciências Biomédicas e monitora da atividade. “Acho que é tentar deixar a ciência um pouco mais acessível, porque às vezes nas séries, nos jornais, a parte científica é muito mal explicada”, completa Marina Machado, aluna do 3º ano de Farmácia e também monitora.

“Nós saímos do ensino médio com uma base fraca em genética, e acho que um projeto como esse é uma porta de entrada para vermos que ela vai muito além disso”, conta Victor Lima, aluno do 3º ano do ensino médio.

portal20151215_22
Foto: Divulgação / CientificaMente

O CientificaMente é um projeto de extensão do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP coordenado pela professora Maristela Martins de Camargo, com participação de alunos e funcionários da USP, que oferece atividades científicas com o objetivo de estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos participantes. Novas edições da Oficina CSI devem ser divulgadas em breve no blog.

Clique aqui para acessar as fotos da oficina.

Da Assessoria do ICB

Mais informações: site https://cientificamenteusp.wordpress.com