Tese em Elétrica e dissertação em Mecânica da EESC são premiadas

A tese de Tatiana de Figueiredo Pereira Alves Taveira Pazelli foi escolhida como melhor trabalho durante o IX Latin American Robotics Symposium e o I Simpósio Brasileiro de Robótica. A dissertação de Francisco Júlio do Nascimento ficou em primeiro lugar no Prêmio ABCM-EMBRAER, categoria Mestrado.

A tese de doutorado de Tatiana de Figueiredo Pereira Alves Taveira Pazelli, intitulada Montagem e Controle H-infinito não Linear de Manipuladores Espaciais com Base Flutuante foi escolhida como melhor trabalho dessa categoria, durante o IX Latin American Robotics Symposium (LRS) e o I Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), eventos conjuntos realizados em Fortaleza (CE), entre os dias 18 e 21 de outubro. O estudo teve orientação dos professor Marco Henrique Terra, do Departamento de Engenharia Elétrica e co-orientação do professor Adriano Almeida Gonçalves Siqueira, do Departamento de Engenharia Mecânica, ambos da EESC.

A tese foi defendida em janeiro deste ano.

Outro pesquisador da EESC também foi premiado. A dissertação de Francisco Júlio do Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, ficou em primeiro lugar no Prêmio ABCM-EMBRAER, categoria Mestrado.

O trabalho, sob o título Estudo teórico-experimental da transferência de calor e da perda de pressão em um dissipador de calor baseado em microcanais, foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia Térmica e Fluído, com orientação do professor Gherhardt Ribatski e auxílio de bolsa CNPq.

A premiação é concedida anualmente, pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), aos autores das melhores dissertações de mestrado e doutorado da área de Engenharia Mecânica. O título é extensivo ao orientador e à instituição de origem do aluno.

Atualmente o pesquisador desenvolve seu doutorado no mesmo programa, com bolsa FAPESP.