Vídeos didáticos produzidos por docente do ICB fazem sucesso na rede

O projeto e-Aulas é uma nova plataforma de aprendizado inspirada em recursos já existentes em Universidade de grande reconhecimento internacional como Harvard, MIT e Columbia.

Da Assessoria de Comunicação do ICB

A marca de 50 mil acessos, alcançada pelos vídeos didáticos produzidos pelo professor Joaquim Procópio de Araújo Filho, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP foi registrada na última semana no canal YouTube. Para o professor, esses canais são o futuro da aprendizagem teórica “Isto [a disponibilização de vídeo-aulas] permite que os alunos tenham mais tempo para as aulas presenciais de laboratório”.

Além dessa plataforma, outro canal utilizado é o e-Aulas,  site da própria USP destinado a disponibilização de vídeo aulas. O professor produziu um mini-curso sobre biofísica de membranas que vem garantindo ampla aceitação. Segundo ele, o material é compartilhado por milhares de pessoas do Brasil e do mundo, “desta maneira a eficiência do aprendizado aumenta muito, pois nas aulas presenciais não é possível atingir esse grande número de alunos. Outra vantagem é que os alunos assistem aos vídeos quantas vezes quiserem podem repetir trechos que não entenderam”.

Sobre o e-Aulas

Seu principal objetivo é a disseminação do conhecimento, permitindo que professores disponibilizem suas vídeo aulas para todos os públicos, inclusive fora do ambiente acadêmico. É possível encontrar aulas de todos os campos do conhecimento. Os meios digitais vêm ganhando espaço inclusive no meio acadêmico, facilitando a aprendizagem e o ensino dos alunos e professores.

Mais informações: site www.icb.usp.br