Projeto Redigir da ECA visita o Museu da Língua Portuguesa

Alunos e professores do projeto de extensão universitária, que pretende desenvolver a comunicação nos participantes, foram conferir a mostra temática do autor Jorge Amado.

por Bruno Romano, do Laboratório Agência de Comunicação

O Projeto Redigir realizou, no sábado (26), uma visita ao Museu da Língua Portuguesa (MLP). O museu abriga a exposição Jorge Amado e Universal: um olhar inusitado sobre o homem e a obra, em homenagem ao centenário do escritor. Cerca de 60 alunos participaram da atividade extracurricular, que ocorre todo ano e é organizado pelo Núcleo de Cultura e Extensão do projeto Redigir.

A atividade desse fim de semana começou com uma dinâmica para criar um clima descontraído e harmônico. Ao entrarem no museu, os visitantes se deparam com a mostra, dividida em cinco módulos. Eles retratam pontos importantes da obra e vida de Jorge Amado: os personagens, a vida política, a miscigenação e sincretismo religioso, malandragem e sensualidade e a Bahia vista pelos seus olhos. “A exposição está muito bem montada, lúdica e acessível, propiciando uma visita envolvente e uma atividade final muito criativa” , comenta Sophia Torres, umas das organizadoras.

A organização do passeio começou com três semanas de antecedência com uma visita prévia para planejarem as atividades de acordo com o conteúdo da mostra. Como não há guias na exposição, foi entregue uma ficha sobre o tema em estudo para nortear os estudantes. Assim, eles exploram livremente a exposição, contando com o auxílio dos monitores em caso de dúvida.

Para muitos dos presentes, essa foi a primeira oportunidade de entrar em contato com o universo do autor baiano, cujos livros foram publicados em mais de 50 países. Para outros, a atividade serviu como espaço de debate sobre vários assuntos, desde a linguagem popular até a cultura brasileira retratada em suas obras.

Redigir e seus núcleos

O projeto Redigir é um projeto de extensão universitária da ECA criado em 1999 que leciona aulas de Português. Ele é dividido em núcleos que são responsáveis por diferentes assuntos como os núcleos Pedagógico, de Pesquisa, de Comunicação entre outros.

Há alguns anos o projeto sentiu a necessidade de expandir o contato com os alunos para além dos encontros em sala. Foi assim que surgiu o Núcleo de Cultura e Extensão que normalmente cuida de dois encontros semestrais. O primeiro é realizado na própria ECA, com exibição de filmes ou debates com convidados, e a segunda é uma visita ao MLP.

exposição fica em cartaz até o dia 22 de julho e fique de olho no site para saber mais sobre o Projeto Redigir