CPC inaugura novo horário de visitação em março

O local poderá ser visitado aos domingos, das 10 às 15 horas.

A partir de março, a Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, poderá ser visitada aos domingos, das 10 às 15 horas.

O imóvel, que abriga a sede do CPC desde 2004, está situado no bairro da Bela Vista e constitui um documento material da transformação da cidade de São Paulo em uma metrópole. Considerado um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, assumiu importância histórica ainda maior ao ser convertido em local de clausura de sua proprietária mais ilustre, Sebastiana de Mello Freire, conhecida como Dona Yayá, que por ser considerada mentalmente incapaz ali viveu reclusa entre 1919 e 1961.

O imóvel foi transferido à USP em 1969, como herança vacante, e passou por um cuidadoso trabalho de recuperação e restauro. Com base nessa rica história material e imaterial, o imóvel foi tombado pelo Estado de São Paulo, em 1998, e pelo Município, em 2002. As atividades do CPC promovem a valorização do imóvel através de sua abertura ao público, incentivando reflexões a respeito de sua arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá.

Com informações do Centro de Preservação Cultural 

Mais Informações: (11) 3106-3562, email cpcpublic@usp.br

Scroll to top