Editora Humanitas, ligada à FFLCH, divulga lançamentos

A editora Humanitas lançou recentemente os livros Écfrase e evidência nas letras latinas: Doutrina e Práxis, da escritora Melina Rodolpho; Brasil do “Novo Mundo” nos guias turísticos italianos de Rosemary Irene Castañeda Zanette; Verdade, contenda e poesia nos Idílios de Teócrito do autor Érico Nogueira; Os Hinos de Calímaco: Poesia e Poética de Erika Werner.

Da Agência USP de Notícias

A editora Humanitas, ligada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançou recentemente os livros Écfrase e evidência nas letras latinas: Doutrina e Práxis, da escritora Melina Rodolpho;  Brasil do “Novo Mundo” nos guias turísticos italianos de Rosemary Irene Castañeda Zanette; Verdade, contenda e poesia nos Idílios de Teócrito do autor Érico Nogueira; Os Hinos de Calímaco: Poesia e Poética de Erika Werner.

O livro Écfrase e evidência nas letras latinas: Doutrina e Práxis estuda a écfrase, identificada como descrição na retórica latina, e a evidência, com a qual geralmente é confundida. A écfrase contribui para provocar o efeito de visualização do discurso verbal; portanto, o estudo das teorias antigas que aproximam o meio verbal do visual serve como base para sua compreensão. Além da teoria, a obra analisa a aplicação dos conceitos estudados a partir de alguns exemplos do gênero épico e historiográfico, realizando também a tradução de tais textos.

O objetivo do trabalho Brasil do ‘Novo Mundo’ nos guias turísticos italianos é analisar como o Brasil aparece nos guias turísticos produzidos na Itália. O livro identifica textualmente marcas de estereótipos originados dos primeiros contatos do “Velho Mundo” com o “Novo Mundo”, por meio da visão dos navegadores e suas expedições. Por fim, a obra demonstra que é preciso fazer uma leitura mais atenta de um manual desse tipo, o qual nem sempre apresenta o nível esperado de imparcialidade.

Verdade, contenda e poesia nos Idílios de Teócrito estuda a relação entre verdade e poesia nos Idílios de Teócrito e a elocução “contenciosa” ou “competitiva” que a veicula, partindo da Teogonia e dos Trabalhos e dias de Hesíodo, modelos de poética fundada na verdade, e do conceito de sabedoria humana, como aparece na Apologia de Sócrates de Platão. Acompanha o estudo a tradução em verso de todos os idílios hexamétricos autênticos do autor.

Já Os Hinos de Calímaco: Poesia e Poética apresenta o estudo do gênero poético conhecido como “hino” ao longo da Antiguidade greco-romana e à análise de alguns dos hinos atribuídos ao poeta Calímaco de Cirene. É divido em quatro partes, nas quais se apresentam uma introdução à poética calimaquiana, um estudo acerca do termo “hino” e das particularidades associadas ao gênero poético identificado por esse nome, a tradução, acompanhada do texto grego, dos hinos de Calímaco aqui estudados e a análise dessas composições.

Mais informações: (11) 3091-3728/ 3091-3796, email editorahumanitas@usp.br, site www.editorahumanitas.com.br

Scroll to top