Edusp divulga lançamentos de outubro

Os livros podem ser comprados pelo site ou pela rede de Livrarias da Edusp.

Da Agência USP de Notícias

A Editora da USP (Edusp) acaba de divulgar seus mais novos lançamentos. Estou aqui. Sempre Estive. Sempre estarei., de Carlos Eugênio Marcondes de Moura, reproduz 500 representações, de uma catalogação de mais de quatro mil, relativas a 220 povos indígenas do Brasil. É um estudo que permite explorar e compreender o cotidiano desses povos, desde a chegada dos colonizadores no século XVI. Saiba mais aqui.

Feira Livre, de Leny Sato, procura compreender o universo aparentemente caótico, mas também tão cheio de vida que é uma feira livre. A autora dá liberdade aos sentimentos, estimulados pelas cores, pelos cheiros, ou mesmo por uma conversa amistosa com algum dos feirantes. Ela deixa um relato curioso sobre o linguajar dos feirantes e da visível desordem daquele espaço, em que, ao mesmo tempo, existem regras e forma de organização própria. Leia mais neste link.

Em Ferrovias e Mercado de Trabalho no Brasil do Século XIX, de Maria Lúcia Lamounier, é apresentado o papel das ferrovias e sua relação com o nascente fazer empresarial e transformação da organização do trabalho naquele período. A obra desloca o eixo de análise da escassez de mão de obra para a escassez de trabalho regular, redimensionando o campo da pesquisa historiográfica. Para saber mais, clique aqui.

Por sua vez, Selvagens, Civilizados, Autênticos, de Paula Monteiro, trata da atividade dos missionários salesianos, que construiu uma perspectiva antropológica particular da diversidade cultural, registrada por uma considerável obra etnográfica. A obra analisa as descrições da vida indígena em diferentes monografias salesianas, buscando decodificar o conjunto de regras que organizam seus modelos de representação e as formas recíprocas de apropriação simbólica que decorre da interação entre os autores e seus principais informantes. Veja detalhes neste link.

Os livros podem ser comprados pelo site ou pela rede de Livrarias da Edusp.

Mais informações: (11) 3091-4149

Scroll to top