Estética na literatura e Fórum Social Mundial são temas de lançamentos da Editora Humanitas

Os lançamentos da Editora Humanitas podem ser adquiridos por email.

Da Agência USP de Notícias

A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançou os livros A Batalha das Estéticas e Cadernos do Outro Mundo – O Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

A Batalha das Estéticas, de Munira H. Mutran, contém os mais significativos textos críticos dos três escritores irlandeses (G. Moore, O. Wilde e W.B. Yeats) diante da “batalha das estéticas”, o embate finissecular entre romantismo e realismo, naturalismo e simbolismo. Enquanto Moore optou pelo “realismo criativo”, Wilde insistiu que a arte “é um véu, não um espelho” e Yeats assinalou “o casamento indissolúvel entre toda a grande arte e o símbolo. Complementando a visão crítica dos três escritores, seus textos criativos ilustram como lidaram com a representação.

Já o livro Cadernos do Outro Mundo – O Fórum Social Mundial em Porto Alegre, de Julia Ruiz Di Giovanni, traz os encontros do Fórum Social Mundial, realizados na cidade de Porto Alegre entre 2001 e 2005, constituíram uma experiência política particular e marcante para toda uma geração política. Partindo da análise de textos e outras memórias institucionais e pessoais, a obra realiza uma análise qualitativa e crítica a respeito deste processo, no contexto de protestos e formas organizativas associados ao ciclo contestatório dos movimentos anti-globalização ou altermundialistas.

Os lançamentos da Editora Humanitas podem ser adquiridos pelo email editorahumanitas@usp.br, na Livraria Humanitas (Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo) e também em todas as distribuidoras que possuem parceria com a Editora. Acesse o site para conhecê-las.

Mais informações: (11) 3091-0461

Scroll to top